A Juventus, líder do campeonato italiano, pode dar mais um passo rumo ao título neste sábado no clássico contra o Torino. E o veterano Gianluigi Buffon, que deverá ser escalado no gol 'bianconero', poderá atingir um novo recorde de jogos disputados na Serie A.
A 'Vecchia Signora' tem quatro pontos a mais que a Lazio (2º), que recebe o Milan (7º) no mesmo dia pela 30ª rodada, mas além da disputa pelo 'Scudetto', os olhos estarão voltados para o emblemático 'Gigi' Buffon na partida de Turim.
Com 648 jogos no campeonato, o goleiro de 42 anos, se jogar neste sábado, ultrapassará os 647 de Paolo Maldini.
A esse retrospecto na Serie A, Buffon ainda soma mais 175 com a seleção italiana, além dos jogos que disputou na Copa da Itália, Liga dos Campeões e na Liga Europa. Também as partidas que disputou na França com o Paris Saint-Germain, o que o leva a um número estonteante: 1.089 jogos como profissional, enquanto aguarda o duelo de sábado.
A história começou em 19 de novembro de 1995. Ele tinha então 17 anos e era o terceiro goleiro do Parma. O titular Luca Bucci se machucou e tudo indicava que, para enfrentar o Milan, o técnico Nevio Scala iria escalar seu substituto, o experiente Alessandro Nisto, mas acabou optando pela juventude de Buffon, que havia se destacado nas categorias de base.
Diante de craques como George Weah e Roberto Baggio, dois detentores da Bola de Ouro, o então goleiro adolescente não sofreu nenhum gol: o resultado foi um empate em 0 a 0.
"Naquele dia de 1995, eu nunca imaginaria chegar tão longe, mas o desejo estava lá. Tive sorte, sem dúvida. E fui bem o suficiente", disse Buffon no início da temporada.
Com a Juventus, o clube mais importante de sua carreira, o veterano goleiro está jogando sua 25ª temporada como profissional.
Se ele jogar no sábado, aumentará ainda mais sua lenda.
A Juventus venceu todos os seus jogos do campeonato desde a retomada da Serie A e no ataque tem nove gols em três partidas, com apenas um gol sofrido.
Já o Torino é apenas o 15º, o que parece deixá-lo em uma situação de claríssima inferioridade.
A Lazio estará atenta a uma possível surpresa no clássico de Turim. E no duelo contra o Milan, terá dois desfalques importantes: o artilheiro Ciro Immobile e o equatoriano Felipe Caicedo, suspensos.
Sábado
(12h15) Juventus - Torino
(14h30) Sassuolo - Lecce
(16h45) Lazio - Milan
Domingo
(12h15) Inter - Bologna
(14h30) Udinese - Genoa
Cagliari - Atalanta
Brescia - Hellas Verona
Sampdoria - SPAL
Parma - Fiorentina
(16h45) Napoli - Roma