Em final histórica, PSG e Bayern de Munique se enfrentam por título da Champions League

PSG busca o título inédito, enquanto o Bayern busca o sexto título da competição
Lucas Holanda
Publicado em 22/08/2020 às 17:05
Neymar e Di Maria comemoram a classificação do PSG à final da Champions na temporada 2019-20 Foto: DAVID RAMOS / AFP


Uma final histórica, com dois modelos de gestões diferentes. De um lado, um Bayern de Munique campeão cinco vezes da Champions League, enquanto do outro tem um PSG que busca o título inédito da competição de clubes mais importante do mundo. É com este cenário que os dois clubes se enfrentam neste domingo (22), às 16h, no estádio da Luz, em Lisboa, capital de Portugal. A decisão, inclusive, pode decidir o prêmio de melhor do mundo, já que os atacantes Robert Lewandowski e Neymar fizeram boas temporadas e estão credenciados como os favoritos ao prêmio.

> Veja onde assistir a decisão entre PSG e Bayern de Munique

> Final da Champions pode decretar a escolha do melhor do mundo

Pelo lado do PSG, o clube entra em campo para seguir fazendo história na competição. Isso porque o time já fez a sua melhor campanha na competição ao chegar na final, mas quer o título para, enfim, coroar um projeto bilionário que já dura anos. Ausência na semifinal, o goleiro Keylor Navas pode voltar ao gol dos franceses. O arqueiro, inclusive, já treina desde a quinta-feira. Vale lembrar que o paredão do PSG é um grande vencedor do torneio: conquistou três vezes com o Real Madrid. Nas laterais, a tendência é que Kehrer e Bernat sigam entre os titulares, enquanto Kimpembe e Thiago Silva formem a dupla de zaga.

No meio de campo, Idrissa Gueye, que ficou de fora da semifinal, não é presença garantida na final. A expectativa é que ele comece no banco, caso tenha mínimas condições. Com relação a Marco Verratti, o italiano afirmou que iria fazer de tudo para estar na grande decisão, mas ainda é presença incerta entre os titulares - deve começar no banco. Portanto, a tendência é que o meio-campo seja mantido, com o brasileiro Marquinhos, o espanhol Ander Herrera e o argentino Leandro Paredes.

No ataque, o trio deve ser formado com Ángel Di Maria, Kyllian Mbappé e o brasileiro Neymar, que vem atuando como um 'playmaker', aquele jogador que joga solto, no meio-campo e com liberdade para conduzir as ações ofensivas do PSG. Neymar, inclusive, também vai em busca de balançar às redes. Nas quartas e semi, o brasileiro fez boas partidas, mas não conseguiu marcar. No entanto, vale lembrar que ele tem um ótimo retrospecto quando se trata de tentos em finais. E é com esse espírito que o camisa 10 entra em campo: em busca do bicampeonato da competição - o primeiro pelos franceses - e do prêmio de melhor do mundo.

A grande decisão marca a despedida do brasileiro e capitão Thiago Silva do clube francês. E essa saída pode ser da melhor forma, caso o zagueiro levante a taça da Champions League e marque - ainda mais - seu nome na história dos franceses.

OUTRO LADO

O rolo compressor Bayern de Munique chega na final completo e com sede do título. Se vencer os franceses na final, o clube alemão será campeão da Champions League pela sexta vez e também de forma invicta. Caso conquiste triunfando nos 90 minutos da decisão, ganha o troféu com incríveis 11 vitórias em 11 jogos. No sistema defensivo, a tendência é de que Joshua Kimmich seja mantido na lateral-direita, tendo em vista que ali é um setor onde o PSG vai explorar bastante e Benjamin Pavard ainda está voltando de lesão. Do outro lado, Alphonso Davies será mantido, com a dupla de zaga sendo formada com David Alaba e Jérôme Boateng.

No meio-campo, a dupla de volantes continua com Thiago Alcântara e Leon Goretzka, duas peça fundamentais em todas as ações do Bayern na partida. Seja na hora de fazer a conexão entre defesa e ataque, ou até mesmo sendo decisivo na fase ofensiva. Mais à frente, o decisivo Thomas Müller segue no time, com um faro de gol apurado e pronto para aparecer novamente. Contra o Barcelona, nas quartas, foi dele o gol que abriu o placar para a goleada histórica.

No ataque, o trio de ataque que vem atropelando todo mundo: Serje Gnabry, Ivan Perisic e Robert Lewandowski. O primeiro, inclusive, fez dois gols diante do Lyon, enquanto o segundo vem sendo bastante participativo ofensivamente e, por conta disso, até tomou a vaga de Kingsley Coman do time titular. E o último dispensa comentários: Robert Lewandowski, que para muitos é o melhor jogador do mundo nesta temporada. O camisa 9, inclusive, vai em busca de bater o recorde de gols em uma única edição da competição, que pertence a Cristiano Ronaldo, que marcou 17 gols na temporada 2013/2014.Na atual edição, Lewandowski marcou 15 gols. Portanto, precisaria de dois gols para igualar e um hat-trick para ultrapassar o português.

TÉCNICOS ALEMÃES PROTAGONISTAS

A final da Champions League entre Bayern de Munique x PSG coloca frente à frente dois técnicos alemães: Hans Flick pelo clube alemão e Thomas Tuchel pelos franceses. Treinadores que, com suas características, deram um alto nível de competitividade aos finalistas e agora vão em busca do título. Curiosamente esta é a primeira decisão de ambos, ou seja, a maior competição de clubes do mundo terá um técnico inédito como campeão - e pode até ter um time caso o PSG vença.

Ficha do jogo

PSG: Navas (Sérgio Rico); Kehrer, Thiago Silva, Kimpembe e Bernat; Marquinhos, Herrera e Paredes; Di Maria, Mbappé e Neymar. Técnico: Thomas Tuchel.

Bayern de Munique: Neuer; Kimmich, Boateng, Alaba e Davies; Thiago, Goretzka e Müller; Gnabry, Perisic e Lewandowski. Técnico: Hans Flick.

Estádio: Estádio da Luz

Horário: 16:00

VEJA MAIS CONTEÚDO
Show Player

TAGS
esportes futebol champions league psg Bayern de Munique
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory