A seleção brasileira se firma cada vez mais no topo da tabela de classificação das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo Catar-2022. Na noite desta terça-feira (17), último jogo da seleção no ano, o Brasil venceu o Uruguai por 2x0, no estádio Centenário, em Montevidéu. Arthur abriu o placar para a Canarinho e Richarlison ampliou, ambos no primeiro tempo.
> Richarlison cobra autoridades sobre apagão no Amapá: 'O povo está sofrendo'
Agora, a Seleção chega a 12 pontos e 100% de aproveitamento nas Eliminatórias. O Uruguai cai para a 5ª colocação, que leva para a repescagem, com 6 pontos somados. A corrida para a Copa 2022 volta em março do ano que vem. No dia 25, uma quinta-feira, o Brasil visita a Colômbia, enquanto o Uruguai atravessa o Rio da Prata para enfrentar a Argentina.
Cinco dias depois, a seleção brasileira desembarca em solo pernambucano para receber a Argentina na Arena de Pernambuco. O dia 30 de março cai numa terça-feira. O Uruguai também joga no mesmo dia, ao receber a Bolívia. Veja como foi a jornada do Escrete de Ouro no canal da Rádio Jornal no YouTube.
O Brasil manteve a posse de bola em maior parte do tempo até meia hora de jogo, mas tinha dificuldade de chegar no ataque. Foi só depois deste momento que uma finalização certeira abriu o placar. Aos 33 minutos, a seleção trabalhou bem pelo lado direito. Danilo cruzou na área, para Gabriel Jesus, que recuou para Arthur, fora da área. O camisa oito mandou para a rede, abrindo o placar.
Depois deste gol, o segundo tento da partida não demorou a chegar. Perto do fim do primeiro tempo, aos quase 45 minutos, uma cobrança de escanteio ensaiada culminou em um levantamento de Renan Lodi na área. Richarlison, atento, fez o segundo gol brasileiro.
No segundo tempo, o jogo ficou truncado, com o Brasil impedindo o Uruguai de jogar. E foi justamente um lance de falta que causou nesta etapa. Aos 23 minutos, Cavani cometeu uma falta dura em Richarlison e recebeu o cartão amarelo na hora. O atacante brasileiro deixou o campo, substituído por Everton, e o árbitro de vídeo chamou o árbitro central, revisando a decisão e expulsando o uruguaio.
Mesmo com um a menos, o Uruguai conseguiu diminuir o placar, mas o gol não valeu. Aos 30 minutos, após cobrança de escanteio, Núñez aproveitou a bola viva na área brasileira, mas foi travado. Cáceres foi quem mandou para a rede, mas imediatamente a arbitragem anulou o lance. E foi com o 2x0 para o Brasil que o jogo terminou.
Uruguai: Campaña; Cáceres, Giménez, Godín e Oliveros; Bentancur (Brian Rodríguez), Torreira (Arambarri), De La Cruz (Jonathan Rodríguez) e Nández; Darwin Núñez e Cavani. Técnico: Óscar Tabárez
Brasil: Ederson; Danilo, Marquinhos, Thiago Silva e Renan Lodi; Douglas Luiz (Bruno Guimarães), Arthur e Everton Ribeiro (Lucas Paquetá); Gabriel Jesus, Richarlison (Everton) e Roberto Firmino. Técnico: Tite
Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo Catar-2022 (4ª rodada) Local: estádio Centenário, em Montevidéu (Uruguai) Árbitro: Roberto Tobar (Chile) Assistentes: Christian Schiemann e Claudio Rios (ambos do Chile) Gols: Arthur, aos 33', e Richarlison, aos 44' do 1T Cartões amarelos: Giménez, Nández e Cáceres (U); Douglas Luiz e Richarlison (B) Cartão vermelho: Cavani (U)