FÓRMULA 1

Bottas adia centésima pole de Hamilton na Fórmula 1 e larga em 1º em Portugal

Neste sábado (1), o finlandês foi mais consistente que seus rivais na sessão classificatória e vai largar na posição de honra do grid pela primeira vez na temporada 2021 da Fórmula 1.

Cadastrado por

Marcos Leandro

Publicado em 01/05/2021 às 13:06 | Atualizado em 01/05/2021 às 13:18
MAIS RÁPIDO Bottas venceu Hamilton e fez a pole para GP de Portugal - Gabriel BOUYS / AFP

ESTADÃO CONTEÚDO



Valtteri Bottas superou o companheiro de Mercedes Lewis Hamilton e Max Verstappen, e conquistou a pole position para o GP de Portugal. Neste sábado (1), o finlandês foi mais consistente que seus rivais na sessão classificatória e vai largar na posição de honra do grid pela primeira vez na temporada 2021 da Fórmula 1. O heptacampeão terminou em segundo, completando a dobradinha da escuderia alemã, e o holandês da Red Bull fechou em terceiro.

Foi a 17ª pole de Bottas na Fórmula 1. A Mercedes vai largar com seus dois carros na primeira fila do grid pela 76ª vez, o que reforça o domínio da equipe alemã na categoria nos últimos anos. Neste sábado, os carros da escuderia mostraram poder de reação e ótimo desempenho em condições adversas, com o vento forte.

"É bom o sentimento de estar na pole, sinto que já faz um tempo desde a última vez. As classificações têm sido meu ponto fraco, mas trabalhamos duro nesse fim de semana. O resultado me deixa em uma boa posição para amanhã", comentou Bottas, aparentemente não muito animado mesmo com o resultado positivo na classificação.

Hamilton não repetiu o bom desempenho da classificação anterior e cometeu alguns erros que foram determinantes para impedi-lo de conquistar a centésima pole na carreira neste sábado. No fim, o britânico fez a marca de 1min18s355, 0s007 mais lento que Bottas.

Verstappen, por sua vez, teve sua volta mais rápida (1min18s209) deletada na primeira tentativa do Q3 por exceder o limite de pista. Depois, o holandês se reabilitou, mas não o suficiente para largar em primeiro. Ele foi 0s0398 mais lento que Bottas e sairá do terceiro posto, dividindo a segunda fila no circuito português com o companheiro de Red Bull, o mexicano Sergio Pérez

O espanhol Carlos Sainz foi a melhor Ferrari na classificação, com o tempo de 1min19s039, e vai partir do quinto lugar, na terceira fila, ao lado do francês Esteban Ocon, que vem surpreendendo com a Alpine neste fim de semana em Portugal.

O jovem britânico Lando Norris, da McLaren, fechou a atividade na sétima posição, à frente do monegasco Charles Leclerc, da Ferrari. O francês Pierre Gasly sai em nono com a AlphaTauri, enquanto o alemão Sebastian Vettel reagiu neste fim de semana e vai largar entre os dez primeiros pela primeira vez desde o GP da Inglaterra, no ano passado. Correndo com a Aston Martin, o tetracampeão fechou o top 10 em Portimão. O bicampeão Fernando Alonso, da Alpine, sai do 13º lugar.

A largada para o GP de Portugal, em Portimão, a terceira etapa da temporada 2021 da Fórmula 1, está prevista para as 11 horas (horário de Brasília) deste domingo.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Show Player

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS