ESPORTE OLÍMPICO

Medalhas de Rayssa Leal, a Fadinha, e Kelvin Hoefler, nas Olimpíadas de Tóquio, impulsionam popularidade do skate; entenda

Pratas conquistada pelos brasileiros em Tóquio aumentaram a popularidade do esporte

Carolina Fonsêca
Carolina Fonsêca
Publicado em 26/07/2021 às 18:25
Notícia
FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
Maurício Ridardo, 24 anos, acredita que as conquistas de Hoetler e da Fadinha em Tóquio incentivarão os jovens a se interessar pelo skate. - FOTO: FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
Leitura:

O Brasil inteiro começou a semana vibrando com as conquistas de medalhas de prata dos skatistas Kelvin Hoefler e Rayssa Leal nos jogos olímpicos de Tóquio, no Japão. Na madrugada do domingo (25), Kelvin teve a segunda melhor nota no street masculino e na madrugada desta segunda-feira (26), foi a vez de Rayssa Leal fazer o mesmo no street feminino. Rayssa tem apenas 13 anos e é conhecida como a Fadinha do Skate. 

Na manhã desta segunda-feira, o Jornal do Commercio deu um giro pelas pistas de skate da cidade do Recife e encontrou muita gente praticando o esporte. Alguns que já tinham uma relação mais antiga com a modalidade e outros que ficaram empolgados com a trajetória da Fadinha até o pódio olímpico. Além das pistas, a internet também deu sinais que a busca de assuntos relacionados ao skate aumentou. 

"Assisti Rayssa ganhando a prata. Ela surgiu pequeninha, arrebenta e vai ganhar muito mais", disse Maurício Ricardo, 24 anos, estudante de geografia. Ele também acredita que as vitórias de Hoefler e Rayssa também vão atrair mais pessoas para o skate. "É algo que já está se popularizando há bastante tempo no Brasil, tem também o pessoal das antigas como Mineirinho e Bob Burnquist. Acho que dessa vez vai abrir muito mais para a galera", acrescentou. 

E o palpite de Maurício faz bastante sentido. Inclusive, de acordo com o Google Trends, as buscas pelos termos "comprar skate", "preço de skate" e "aulas de skate" atingiram o pico de popularidade no Brasil às 2h04 desta segunda-feira, justamente quando Rayssa fazia história no Japão. O skate é uma das modalidades estreantes nas Olimpíadas, ao lado do surfe. Uma das razões para se tornar esporte olímpico foi para atrair a atenção e o interesse de um público mais jovem para o evento e para o mundo esportivo.

Veja onde andar de skate no Recife:

No Recife, os principais skateparks da cidade são geridos pelo estado e pela prefeitura. A maior pista, localizada no Centro de Esportes e Lazer Alberto Santos Dumont, é ligada à Secretaria de Educação e Esportes do Estado de Pernambuco e tem 1350 metros quadrados. Além do skate, ela serve para a prática da patinação.

Administrados pela prefeitura, os dois mais populares são os localizados na Orla de Boa Viagem, Zona Sul, e no Parque Santana Ariano Suassuna, Zona Norte. Na Orla, o espaço denominado 'Marcelo Lyra' conta com 1.050 metros quadrados de área e contempla as modalidades bow e street. Enquanto no Parque Santana, a pista tem 1.655,49 metros quadrados e conta com um bowl, duas rampas de concreto e obstáculos em corrimão improvisado.

Além destes, o Recife dispõe de skateparks no Parque da Macaxeira, no bairro de mesmo nome; na Rua da Aurora, em Santo Amaro; no Parque do Caiara, na Iputinga; na Praça do Poeta, na Caxangá; no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, e no Parque Robert Kennedy, no Ipsep.

Confira algumas das pistas:

  • SKATE PARK NO CENTRO DE ESPORTES E LAZER ALBERTO SANTOS DUMONT - R. ALM. NELSON FERNANDES, BOA VIAGEM

  • SKATE PARK AGAMENON - AV. ENG. AGAMENON MAGALHÃES, 4130
  • SKATE PARK CAXANGÁ - PE 005, 5295
  • SKATE PARK 1 - AV. BOA VIAGEM, EM FRENTE AO NÚMERO 1756 )
  • SKATE PARK 2 - AV. BOA VIAGEM, EM FRENTE AO NÚMERO 1292 )
  • SKATE PARK MARCELO LYRA - AV. BOA VIAGEM, EM FRENTE AO NÚMERO 674 )
  • MINI RAMP LAGOA DO ARAÇÁ - R. ENG. JOSÉ BRANDÃO CAVALCANTE, 698
  • SKATE PARK - PARQUE CAIARA
  • SKATE PARK - DONA LINDU
  • SKATE PARK - PARQUE MACAXEIRA
  • SKATE PARK - PARQUE SANTANA
  • SKATE PARK AURORA ANTIGO - RUA DA AURORA
  • SKATE PARK AURORA NOVO – RUA DA AURORA
  • PISTA BMX - PARQUE SANTANA
  • PISTA BMX - PARQUE MACAXEIRA

 

Comentários

Últimas notícias