Blog do Torcedor - Últimas notícias de Flamengo, Palmeiras e Corinthians; Veja onde assistir ao vivo Brasileirão, Libertadores e Champions League

Torcedor

PANDEMIA

Em coletiva, André Longo responde sobre volta das torcidas aos estádios de futebol em Pernambuco

Apesar do avanço no Plano de Convivência com a Covid-19, estádios não tiveram público liberado até então

Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 18/08/2021 às 13:32 | Atualizado em 18/08/2021 às 15:02
Arena Pernambuco - ARNALDO CARVALHO/JC IMAGEM

O Secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, informou durante coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (18) que a volta das torcidas aos estádios de futebol do Estado está sendo discutida pelo governo. O chefe da pasta adiantou que a avaliação de uma possível flexibilização ainda se faz necessária diante do atual cenário epidemiológico da pandemia da covid-19.



"A questão dos grandes eventos, inclusive em estádios de futebol, está sendo tratada no Comitê, inclusive, em discussão com esses atores. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico está tratando disso com diversos promotores de eventos e com a própria Federação Pernambucana de Futebol, e a gente ainda não tem um cenário que permita fazer grandes eventos sem que se faça uma avaliação mais adequada", disse.

Entretanto, ele explicou que, a partir de setembro, devem ser realizados o que chamou de "eventos-teste" para pessoas já imunizadas, sem dar muitos detalhes. "O cenário que a gente trabalha hoje é com alguns eventos-teste para o mês de setembro, que deve ser detalhado nos próximos dias. A ideia é que a gente possa desenvolver acesso a esses eventos especialmente a pessoas que têm vacinação completa. Estamos trabalhando nisso e deve ser anunciado em breve", afirmou.

Nessa terça-feira (7), o Blog de Jamildo noticiou que o deputado estadual José Queiroz (PDT) solicitou ao Governo do Estado flexibilização dos estádios de Pernambuco, com a capacidade de público aberta para 20% de cada espaço. A iniciativa do deputado surgiu a partir de uma conversa com o dirigente do Central, Clemio Lima, que solicitou a flexibilização do Estádio Luiz Lacerda, no município de Caruaru, no dia 22 de agosto, para uma partida de futebol com a participação de mil pessoas.

Na última semana, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) finalizou a elaboração do protocolo de recomendações para retorno do público com previsão de execução do "projeto piloto" a partir das quartas de final da Copa do Brasil. Clubes como Flamengo-RJ, Atlético-MG e Cruzeiro-MG conseguiram liminar no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para realizar partidas com torcidas.

Tendência de queda e estabilidade em indicadores

Dados apresentados na coletiva mostraram que a última semana epidemiológica, a 32, apontou estabilidade nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) após quedas sucessivas, mantendo os menores patamares registrados desde o início da pandemia. Já nas solicitações por leitos de UTI, Longo afirma que a tendência de queda permanece.

"Foram 420 casos identificados de SRAG, 21 a mais que a 31. Um aumento de 5%. Quando fazemos uma análise de 15 dias, ainda há uma queda de 17%. A Central de Regulação registrou 330 pedidos de internação nesta última semana, o que representa uma queda de 6% em relação a semana anterior", disse.

Apesar disso, Longo diz que estes não dão "direito de abrir mão dos cuidados". "Se quisermos continuar avançando inclusive com novas aberturas no plano de convivência, precisamos reforçar o que é o mantra da saúde em nosso estado: o uso correto da máscara, cobrindo boca e nariz, distanciamento físico sempre que possível e o cumprimento de protocolos em cada uma das atividades que estão sendo abertas, incluindo necessidade de higiene adequada das mãos", afirmou.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Show Player

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS