PARALIMPÍADA

Destaque da seleção brasileira de futebol de 5, pernambucano Raimundo Nonato busca terceiro ouro nos Jogos Paralímpicos

Além de medalha de ouro em Londres e no Rio de Janeiro, Nonato conquistou duas Copas Américas, dois Mundiais e também é bicampeão parapan-americano

Cadastrado por

Lucas Holanda

Publicado em 03/09/2021 às 16:38 | Atualizado em 03/09/2021 às 18:26
Nonato é o artilheiro da seleção brasileiro de futebol de 5 em Tóquio. - REPRODUÇÃO/INSTAGRAM DE RAIMUNDO NONATO

Pernambucano, Raimundo Nonato pode conquistar a sua terceira medalha de ouro futebol de 5. Pivô da Seleção Brasileira, o atleta de 33 anos é uma das esperanças de vitória do Brasil contra a Argentina, em duelo que acontece às 5h30 deste sábado, na decisão da modalidade nas Paralimpíadas de Tóquio. Esta, aliás, será a segunda final entre as seleções nos Jogos Paralímpicos. A primeira foi em 2004 e teve vitória brasileira.



Nonato, como é mais conhecido, é natural de Orocó, interior de Pernambuco. Por conta de uma doença congênita denominada Retinose, ele já nasceu sem visão, mas isso não impediu que gostasse e jogasse futebol com seus amigos na infância. Porém, apesar de já conhecer o futebol de 5, Nonato só iniciou sua trajetória na modalidade aos 23 anos, em 2010, quando um amigo o convidou. 

Só que esse convite veio com algo a mais: sair de Orocó, cidade natal, e ir para Petrolina, com a ideia de melhorar ainda mais no futebol de 5. E Nonato aceitou o chamado. "Tive de vir morar em Petrolina. Com isso, precisei aprender a andar sozinho na rua, me virar em casa em relação a fazer minha comida. Essa autonomia na vida foi o futebol de 5 que me proporcionou", disse o pernambucano, que concedeu entrevista para o canal oficial do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) no Youtube. 

E a ida para Petrolina para praticar o futebol de 5 deu muito certo. Ele começou a se destacar e, no ano seguinte, foi convocado pela primeira vez para a seleção brasileira paralímpica, de onde não saiu mais. Em 2012, em Londres, estreou nos Jogos Paralímpicos com o ouro em Londres. Medalha essa, inclusive, que se repetiu em 2016, no Rio de Janeiro.

 

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Raimundo Nonato Mendes (@nonatomendes08)

Na atual edição dos Jogos Paralímpicos, Nonato marcou cinco gols, sendo não apenas um dos destaques do time, como também o artilheiro da competição. Os tentos assinalados pelo pernambucano foram na fase de grupos: dois contra China e França e um ante o Japão. Ele até passou em branco diante do Marrocos, na semifinal, mas é uma das esperanças de gol do Brasil neste sábado. O Brasil, inclusive, venceu todas as edições desde a entrada do fut de 5 nos Jogos Paralímpicos.

Sobre fazer gol decisivo na Argentina, aliás, Nonato sabe muito bem o que é isso. Em 2019, na Copa América de futebol de 5, o Brasil derrotou os hermanos por 2x0, com os dois gols sendo assinalados pelo pernambucano, que conquistou muita coisa vestindo a camisa 8 da seleção brasileira.

Além de medalha de ouro em Londres e no Rio de Janeiro, Nonato conquistou duas Copas Américas, dois Mundiais e também é bicampeão parapan-americano. 

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Raimundo Nonato Mendes (@nonatomendes08) 

VEJA MAIS CONTEÚDO

Show Player

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS