Em uma verdadeira final na luta pelo acesso, Sport x Vasco se enfrentaram nesse domingo (16). O desfecho da partida, por outro lado, extrapolou as quatro linhas e marcou um episódio com cenas lamentáveis.
Ao Vasco marcar um gol de pênalti com Raniel, ex-Santa Cruz, aos 45 minutos do segundo tempo, o jogador foi em direção à torcida organizada do Sport comemorar de forma provocativa, junto com seus companheiros de equipe. Em seguida, a torcida presente no setor em questão invadiu o gramado.
Cartões amarelos
- Ronaldo Henrique (Sport/PE) - 27:00 2T - Motivo: A1.3. Cometer uma falta tática para impedir um ataque promissor - Segurar seu adversário impedindo um ataque promissor.
- Gustavo Coutinho (Sport/PE) - 45:00 1T - Motivo: A1.2. Dar ou tentar dar uma rasteira ou um calço em um adversário de maneira temerária na disputa da bola - Calçar seu adversário de forma temerária.
- Raniel (Vasco/RJ) - 45:00 +5 2T - Motivo: A8.4. Tirar a camisa por cima de sua cabeça ou cobri-la com a camisa - Por retirar a camisa na comemoração do gol. Informo que a apresentação do cartão no campo de jogo não foi possível, devido a invasão e todos os incidentes causados pela torcida da equipe mandante.
Sport x Vasco: Raniel bate pênalti e empata partida para o Vasco
Cartões vermelhos
- Luiz Henrique (Vasco da Gama/RJ) - 45:00 +5 2T - Cartão Vermelho Direto - Motivo: V2. For culpado de conduta violenta - Expulso por jogar um tênis em direção a torcida da equipe mandante de forma agressiva. o tênis havia sido arremessado pela torcida da equipe mandante em direção aos jogadores da equipe do Vasco da Gama S.A.F. que comemoravam o gol. Informo que o citado acima já havia arremessado uma cadeira para cima, segundos antes desta ação do tênis. informo ainda que não foi possível apresentar o cartão no campo de jogo, devido a invasão e incidentes causados pela torcida da equipe mandante.
- Raniel (Vasco da Gama/RJ) - 45:00 +5 2T - 2º Cartão Amarelo - Motivo: V2.8. Outro motivo (detalhar no campo expulsões) - Expulso por receber a segunda advertência devido sua atitude antidesportiva de provocar a torcida adversária na comemoração de um gol. Informo que a apresentação dos cartões no campo de jogo não foi possível, devido a invasão e todos os incidentes causados pela torcida da equipe mandante.
Observações de Sport x Vasco
O árbitro Raphael Claus detalhou a confusão ocorrida após o gol do Vasco na súmula.
"Durante a comemoração do gol da equipe do Vasco da Gama, próximo a torcida do Sport, muitos objetos foram atirados ao campo de jogo em direção aos jogadores, entre eles pedras, chinelos, tênis, isqueiros e copos com líquido. Nesse momento a torcida do Sport estourou o portão atrás do gol onde defendia a equipe do Sport e começa uma invasão de muitos torcedores, não somente pelo portão, mas também por outros pontos da arquibancada. Informo que os mesmos agrediram, jogadores visitantes que imediatamente correram para o seu vestiário, um senhor e uma senhora bombeiros civis que estavam trabalhando próximos ao portão, inclusive continuaram sendo agredidos após a senhora já estar caída e o senhor tentando protegê-la.
Sport x Vasco: Veja o momento em que a torcida do Leão invade campo da Ilha
Após observarmos todas essas ocorrências, vermos muitos torcedores sendo atendidos dentro do campo de jogo e por sentirmos falta de segurança, nos dirigimos ao vestiário de arbitragem, onde me reuni com os dirigentes, Augusto Carreras, do Sport, e Paulo Bracks, do Vasco, os treinadores Claudinei Oliveira, do Sport, e Jorge de Amorim Campos, do Vasco, e o tenente coronel da Policia Militar, Washington Souza, comunicando o encerramento da partida por não sentir segurança em relação a minha integridade física e dos demais profissionais envolvidos no jogo, além do ambiente totalmente impossibilitado para a prática do esporte futebol, a partida foi encerrada.
Informo ainda que o comunicado ocorreu aproximadamente 45 minutos após o jogo ter sido paralisado. Cabe o registro que as expulsões dos jogadores do Vasco da gama S.A.F., no campo específico da súmula para o tempo das expulsões, inseri o tempo aproximado dos fatos, já que como explicado, não pude apresentar o cartão no campo de jogo".
RESULTADO DE SPORT X VASCO
Sport x Vasco foi encerrado com o placar de 1x1. Foram considerados os gols de Facundo Labandeira, do Sport, aos 19 minutos do segundo tempo, e o empate com Raniel, de pênalti, aos 45 minutos mais quatro de acréscimo.