Última chance. Neste domingo (6), o Sport entra em campo pela 38ª da Série B do Brasileirão, diante do Vila Nova-GO. A partida, disputada no estádio Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga (OBA), em Goiânia, tem início às 18h30 (horário de Brasília) e pode marcar o acesso rubro-negro para a Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro.
O Sport inicia a rodada na sexta colocação, atrás de Ituano (5°) na saga em busca do G4, que tem o Vasco (4°) como porteiro e é completado por Bahia (3°), Grêmio (2°) e Cruzeiro (1°). Dos atuais pertencentes do grupo, o Tricolor de Aço é o principal alvo do Leão para ser ultrapassado. O Cruz-Maltino até pode ser igualado em pontos, mas sua derrota significaria uma vitória do Galo de Itu, que terminaria a frente do Rubro-Negro pernambucano.
Para garantir o acesso para a Série A 2023, o Sport precisa vencer o Vila Nova, 13° colocado, fora de casa, com uma boa diferença de gols e contar com uma combinação de resultados.
Vasco e Ituano, quarto e quinto colocados, respectivamente, se enfrentam no estádio Novelli Júnior, em Itu, interior de São Paulo. Uma vitória dos paulistas encerra qualquer chance remota do Sport subir, uma vez que possui um ponto a mais que o Leão. Dessa forma, o cenário ideal é um empate ou vitória dos cariocas, que possuem o mesmo grau de influência pro acesso pernambucano.
Para fechar o cenário de combinações necessárias para o acesso rubro-negro, o Bahia precisa perder para o CRB (10°), fora de casa, no Rei Pelé, por uma grande diferença de gols. O placar dessa partida precisa estar diretamente sincronizado com o do Sport, uma vez que, com a vitória leonina, os nordestinos empatariam em pontos, com 59 cada, e em número de vitórias, com 16 triunfos. O próximo critério de desempate passa a ser o saldo de gols das equipes.
A 38ª rodada terá início com +6 de saldo de gols do Sport contra +13 do Bahia, o que representa uma diferença de sete entre os saldos. Assim, a soma dos resultados das duas partidas precisaria reverter essa diferença.
Em caso de mais um empate nesse critério, o próximo passaria a ser menos número de cartões vermelhos. O Bahia possui oito cartões vermelhos somados nas 37 rodadas disputadas, enquanto o Sport teve algum jogador expulso quatro vezes.
Isso representa que o Sport precisa ao menos empatar em número de saldo de gols com o Bahia para assumir sua vaga no G4 da Série B. Resultados como CRB 3x0 Bahia e Vila Nova 0x4 Sport, CRB 4x0 Bahia e Vila Nova 0x3 Sport, CRB 4x1 Bahia e Vila Nova 1x5 Sport classificariam o Leão para a primeira divisão.
O Sport enfrentou o Operário com quatro desfalques em seu elenco. Três jogadores seguem barrados pelo Departamento Médico rubro-negro, como ocorreu nas últimas partidas. O lateral-direito Ewerthon, o meia Everton Felipe e o atacante Kayke permaneceram de fora do jogo do Leão e possuem presença improvável contra o Vila Nova.
O volante William Oliveira cumpriu suspensão diante do Operário e volta a ser opção para o técnico Claudinei Oliveira.
O treinador Claudinei Oliveira não deve promover mudanças em relação ao time titular da última partida do Sport, diante do Operário-PR. Precisando repetir um placar largo para seguir com chances de acesso, a tendência é que a formação com quatro atacante seja mantida.
Dessa forma, o Sport deve ir a campo no domingo, contra o Vila Nova, com: Saulo; Eduardo, Rafael Thyere, Sabino, Sander; Ronaldo Henrique, Fabinho, Labandeira, Luciano Juba; Vagner Love e Gustavo Coutinho.
O Premiere transmite Vila Nova x Sport com exclusividade pela 38ª rodada da Série B 2022.