Fim de ciclo. Nesse fim de semana, a relação entre o Sport e o lateral Sander teve um ponto final após quase seis anos. O jogador se apresentou ao clube com o futuro indefinido e, após falta de acordo entre a diretoria e o representante do atleta, a saída do defensor foi selada e deve ser anunciada de forma oficial pelo Rubro-Negro em breve.
O Leão contou com 29 jogadores em sua lista de apresentação para a pré-temporada. Do grupo, 14 são remanescentes da disputa da Série B: o goleiro Denis; os laterais Ewerthon, Eduardo e Sander; os zagueiros Rafael Thyere, Sabino e Chico; os meio-campistas Ronaldo Henrique, Fabinho, João Igor e Thiago Lopes; e os atacantes Facundo Labandeira, Wanderson e Kayke.
Outros 14 jogadores atuaram mais pela base do que pelo profissional em 2022. São eles: os goleiros Denival, Adriano, Felipe e Paulo Vitor; os laterais Deyvson e Victor Gabriel; os zagueiros Renzo e Ajul; os volantes Ítalo e Pedro Martins; os meias Lucas André e Juan Xavier; e os atacantes Paulinho e Riquelmy.
Fechando a lista, o único reforço anunciado pelo Sport até essa segunda-feira (12): o goleiro Renan, de 33 anos, que estava no Atlético-GO. Ele é o único que ainda não se apresentou no Centro de Treinamento rubro-negro. Sua chegada está marcada para a quinta-feira (15), devido ao cumprimento de seus 30 dias de férias.
No entanto, nem todos que se reapresentaram farão parte do elenco leonino para 2023. Da lista, três jogadores possuem vínculo até o fim de dezembro e não tiveram seus vínculos renovados. Um deles teve seu destino selado após três dias de treinamento e deixou o clube: o lateral-esquerdo Sander. A informação da saída de Sander foi antecipada pelo GE e confirmada pela reportagem do Jornal do Commercio.
Os outros atletas que se reapresentaram e podem não seguir no Sport para 2023 são o volante Ronaldo e o zagueiro Chico. Ambos foram formados na base rubro-negra, mas já compõem o time principal há alguns anos. No caso do meio-campista, ainda mais: o camisa 5 se firmou nos profissionais em 2014, oito anos atrás. A validade do contrato da dupla é até o fim de dezembro deste ano, e a permanência ou saída de nenhum está descartada.
Quatro jogadores possuíam o mesmo prazo de encerramento contratual e foram liberados da reapresentação, indicando que não permanecem no clube. São eles os goleiros Saulo e Carlos Eduardo, o volante William Oliveira, emprestado pelo Ceará, e o meia Everton Felipe.
Sander chegou ao Sport em 2017, no decorrer da disputa da Série A, e foi importante na campanha da permanência rubro-negra na Primeira Divisão. Sua contratação ganhou força pelo seu desempenho no Campeonato Gaúcho daquele ano, quando foi eleito o melhor lateral-esquerdo do torneio.
Inicialmente, o jogador disputava a lateral-esquerda com o chileno Mena, que posteriormente passou a jogar mais avançado e atuar junto com Sander em uma 'dobradinha' na esquerda. Em sua primeira temporada, entrou em campo com a camisa rubro-negra 27 vezes e deu duas assistências.
No ano seguinte, em 2018, se consolidou como titular da posição, posto que manteve até 2022, sua sexta temporada na Ilha do Retiro. Ao todo, disputou 225 jogos pelo Sport e conquistou um Campeonato Pernambucano, em 2019. Durante toda sua passagem, marcou cinco gols e cedeu 11 assistência para seus companheiros balançarem as redes adversárias.