O jogador Roberto Dinamite, um dos maiores ídolos da história do Vasco, morreu neste domingo (8), por volta das 10h50, aos 68 anos. As informações são do Globo Esporte.
Nascido Carlos Roberto Gama de Oliveira, em 13 de abril de 1954, em Duque de Caxias (RJ), o nome de Roberto Dinamite iria ganhar o mundo em novembro de 1971, no Maracanã.
Nesse dia o atacante, com 17 anos, marcou seu primeiro gol pelo Vasco, na vitória por 2 a 0 sobre o Internacional.
ROBERTO DINAMITE HOJE
Roberto Dinamite vinha lutando contra um tumor no intestino desde o fim de 2021, teve uma piora no quadro e foi internado neste sábado, no hospital da Unimed, no Rio de Janeiro.
Também chamado de câncer de cólon ou colorretal, o câncer de intestino é um tumor maligno que se desenvolve no intestino grosso, também chamado de cólon e reto.
Esse tumor quase sempre se desenvolve a partir de pólipos, que são lesões benignas que crescem na parede do intestino.
A maioria dos casos de câncer de câncer de intestino não tem causa conhecida, de acordo com o Inca. Porém, a doença ocorre com mais frequência em pessoas que:
- Têm excesso de gordura corporal;
- Consomem, acima da quantidade recomendada, carnes vermelhas (carne de vaca, porco e cordeiro), além de carnes processadas, como bacon, presunto, mortadela, salame, peito de peru defumado, salsicha e linguiça;
- Têm uma alimentação pobre em fibras;
- São fumantes;
- Consomem bebida alcóolica.
ROBERTO DINAMITE VASCO
Roberto Dinamite fez mais de 700 gols pelo Vasco, em 1110 jogos. O primeiro dos 190 gols foram durante o Campeonato Brasileiro, uma marca que até hoje ninguém alcançou.
No time, ele conquistou um Campeonato Brasileiro (1974) e cinco Campeonatos Cariocas (1977, 1982, 1987, 1988 e 1992).
Roberto também teve breves passagens pela Portuguesa, em 1989, e pelo Campo Grande, em 1991.
Querido pela torcida, um programa de financiamento coletivo chegou a arrecadar R$ 190 mil para erguer uma estátua do ídolo em São Junuário.
O monumento foi inaugurado em 28 de abril de 2022.