O Náutico venceu o Afogados na noite desta terça-feira (7), no estádio Vianão, em Afogados da Ingazeira, interior de Pernambuco. A partida valeu pela 7ª rodada do Estadual e valia a 3ª posição da tabela.
A equipe titular escalada pelo técnico Dado Cavalcanti foi: Vagner; Diego Ferreira, Anilson, Paulo Miranda, Diego Matos; Gauto, Souza, Gabriel Santiago; Régis, Paul Villero e Kayon. Sem Júlio, expulso na última partida, contra o Porto, o Timbu improvisou Kayon na referência do ataque.
Gabriel Santiago, meia e dono da camisa 10 alvirrubra, abriu o placar para os visitantes aos 14 minutos da primeira etapa. O jovem Kayon, que marcou seu primeiro gol pelo profissional do Timbu no último sábado (4), fez boa jogada pelo lado esquerdo e cedeu assistência.
Pouco tempo depois, aos 23, o Náutico cometeu pênalti com Régis Tosatti. O atacante pegou na bola com a mão dentro da grande área e cometeu a penalidade. Na cobrança, o artilheiro Venícius, jogador com mais gols no Campeonato Pernambucano, bateu mal e o goleiro Vagner defendeu.
O Timbu foi para o intervalo com a vantagem no placar a seu favor após ter sido superior nos 45 minutos iniciais de jogo. A segunda etapa foi mais morna, com menos chances para os dois lados.
Nas oportunidades que as equipes tiveram no segundo tempo, faltou capricho. As finalizações foram para fora da barra ou defendidas pelos goleiros sem muitas dificuldades. Nenhum dos arqueiros fez uma grande defesa.
A melhor chance foi do Afogados, aos 24 minutos, quando Hebert finalizou forte e Vagner precisou defender em dois tempos para manter a posse da bola.
Nos acréscimos da etapa complementar, se formou um princípio de confusão entre os jogadores dos dois times. A desavença foi controlada pelo árbitro, que relatou na súmula o ocorrido.
SITUAÇÃO NA TABELA
O Náutico foi ultrapassado pelo rival Santa Cruz durante o fim de semana. Com a vitória desta terça, o Timbu retomou a 3ª colocação do Pernambucano. A equipe entrou em campo no 4° lugar, com 9 pontos conquistados em seis jogos.
Uma das metas alvirrubras é terminar a primeira fase do Campeonato Pernambucano entre as duas primeiras classificações, o que lhe garantiria antecipadamente nas semifinais e livraria o time de disputar as quartas de final. A classificação prematura significaria uma pequena folga no calendário, vista como positiva em meio à forte sequência de jogos do Estadual e Copa do Nordeste.
Do outro lado, o Afogados iniciou o jogo no Z4, ocupando a 11ª posição. Mesmo com o artilheiro do Pernambucano 2023 até aqui, o atacante Venícius, que já marcou quatro gols, a Coruja do Sertão só somou 7 pontos. Foram uma vitória, quatro empates e uma derrota. Em caso de triunfo contra o Náutico, a equipe poderia encerrar a rodada na 4ª colocação, ultrapassando seu adversário desta terça.