Luciano Juba é o grande destaque do Sport na temporada. Aos 23 anos, o meia é líder em gols e assistências pelo time. Seu futuro na Ilha do Retiro, no entanto, é incerto. Seu contrato se encerra antes do fim do ano e o jogador deve deixar o clube no decorrer da Série B.
Juba já teria assinado um pré-contrato com o Bahia, para se transferir gratuitamente ao fim do vínculo com o Leão. Essa informação pegou a cúpula leonina de surpresa.
Os rubro-negros tentam a renovação com o jogador há cerca de oito meses, e estavam otimistas com a última proposta enviada. A informação do acerto entre atleta e clube foram divulgados pelo site GE.
O contrato de Luciano Juba com o Sport vai até o fim de agosto, no dia 31. Tomando a tabela básica da Série B, o jogador poderia atuar até a 27ª rodada da competição, quando o Leão encara o Criciúma, em casa. Assim, a despedida seria na Ilha do Retiro. Na 26ª rodada, o Sport encara o Botafogo-SP, longe do Recife.
Mesmo sem receber nenhuma notificação a respeito do suposto pré-contrato, a diretoria já se movimentou internamente a respeito da situação. Segundo informações apuradas pela reportagem do Jornal do Commercio junto a fontes ligadas ao Leão, a decisão é de que Juba não será liberado antes do fim do contrato e atuará pelo clube até o fim do contrato.
A ideia que se tem é de não passar pela mesmo cenário que envolveu a saída de Maílson, no meio da temporada passada. O goleiro era titular e um dos destaques da equipe, que brigava pelo acesso na Série B 2022.
Em fim de contrato, o arqueiro foi vendido às pressas, por uma cifra tida como menor que o seu valor, para que não deixasse o clube sem custos. Após sua venda, no entanto, o Sport sofreu com a posição.
O reserva imediato da Maílson, Carlos Eduardo, foi mal quando acionado, assim como Saulo, outra opção do plantel. Por mais que o clube tenha ido ao mercado para acertar a contratação de Denis, o reforço sofreu uma lesão grave no treino com apenas um jogo disputado.
Substituir Luciano Juba não é uma tarefa fácil. Com um papel crucial no esquema do técnico Enderson Moreira, o meia vem se destacando em 2023. Ele atuou em todos os 29 dos 31 jogos do time na temporada, só ficando de fora das partidas em que os titulares não foram relacionados.
São 13 gols e 14 assistências até aqui, números que o credenciaram como artilheiro do Campeonato Pernambucano e da Copa do Nordeste, além de ser o líder em assistências e jogador com mais participações diretas em gols nas duas competições.
Na Copa do Brasil, Juba fez um gol e deu três assistências no dois jogos da terceira fase, contra o Coritiba, e empurrou o Sport para as oitavas de final. Em seu único jogo pela Série B, deu uma assistência para o primeiro gol do Leão e cobrou o escanteio que originou o segundo.
Anteriormente, o Tricolor Baiano havia tentado contratar o jogador de forma imediata, e enviou uma proposta de R$ 1,5 milhão, conforme apurou a reportagem do Jornal do Commercio. O valor, tido como 'baixíssimo', foi prontamente recusado.
Algo que dava vantagem ao Sport nas negociações por Luciano Juba é que, quando seu contrato se encerra, em 31 de agosto, a última janela de transferências do ano já estará fechada, o que impossibilitaria o meia de ser inscrito em qualquer competição e atuar por um novo clube.
Segundo o repórter Ulisses Gama, do BN Esportes, o Bahia possui uma 'carta na manga' para contar com Juba já em setembro. Conforme apurou, a diretoria do Tricolor de Aço entende que pode inscrevê-lo fora da janela por seu contrato com o Leão ter sido feito antes da implementação das janelas de transferência no Brasil.