Real Madrid prepara homenagem a Vinícius Júnior no Santiago Bernabéu, diz jornal espanhol

A equipe merengue enfrenta o Rayo Vallecano, nesta quarta-feira (24), no estádio Santiago Bernabéu
Filipe Farias
Publicado em 23/05/2023 às 20:23
Presidente do Real Madrid, Florentino Pérez, se reuniu com Vinícius Júnior e reforçou total apoio do clube ao atacante brasileiro Foto: Antonio Villalba / Real Madrid


Da Estadão Conteúdo

Vítima de racismo no último domingo, Vinícius Júnior será homenageado pelo Real Madrid na partida contra o Rayo Vallecano, no Santiago Bernabéu, nesta quarta-feira (24). Chamado de "macaco" pela torcida do Valencia, o atacante será ovacionado no minuto 20 - em referência ao número de seu uniforme - pelas tribunas da casa merengue. A informação é do jornal espanhol As.

A ideia de Florentino Pérez, presidente do clube, e do Real Madrid é usar a partida desta quarta como uma oportunidade para honrar o legado do atacante na Espanha e uma reparação pelos ataques racistas sofridos desde que chegou à Espanha, em 2018. No 20º minuto da partida, torcedores ecoarão palavras de ordem contra o racismo e o nome de Vinícius Júnior.

Expulso no duelo com o Valencia, o brasileiro não estaria em campo, mas a Federação Espanhola de Futebol (RFEF) decidiu anular o cartão vermelho e argumenta que a imagem enviada pelo VAR ao árbitro da partida para avaliar o lance foi "totalmente parcial e determinante para o erro do árbitro na avaliação do ocorrido e, com isso, para a injusta expulsão do jogador, transformando a vítima em agressor". Segundo o texto, a arbitragem ignorou que o jogador foi agarrado pelo pescoço pelos jogadores Hugo Duro e Mamardashvili.

O entendimento do clube e de Florentino Pérez é de que o sofrimento de Vinícius vai além do futebol. Aos 22 anos, e em um país estrangeiro, o atacante merece todo o apoio possível.

Além disso, o Real acredita que o ódio direcionado ao brasileiro foi alimentado pela passividade da opinião pública e dos órgãos oficiais diante da situação. Nesta semana, após o caso de racismo na partida contra o Valencia, sete envolvidos em episódios de ataques a Vinícius Júnior foram presos. De acordo com a LaLiga, o atacante foi alvo de racismo em dez jogos até hoje.

DEIXAR A ESPANHA

Vinícius Júnior chegou até, após a partida contra o Valencia, a cogitar deixar a Espanha. Ele estuda conceder uma entrevista coletiva em breve, para repetir as reclamações e os protestos contra a discriminação racial na Espanha. Ele pretende manter o posicionamento contra os ataques racistas, inclusive com críticas aos dirigentes da LaLiga, em especial ao presidente Javier Tebas.

VEJA MAIS CONTEÚDO
Show Player

TAGS
Vinicius Junior Real Madrid racismo
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory