O Sport é um dos times que mais jogou no futebol brasileiro em 2023. Ao todo, já são 36 partidas disputadas neste ano, entre Campeonato Pernambucano, Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Brasileirão.
Desde que assumiu o Leão, antes do início da temporada, o técnico Enderson Moreira havia deixado claro em todas as suas entrevistas que não era adepto de poupar jogadores. Para o treinador, o Sport precisaria entrar com força máxima em todos os torneios, pois tem a obrigação disputar o topo de todas.
Passados cinco meses de maratonas intensas e pouco tempo de descanso entre um duelo e outro, o comandante leonino voltou atrás. Após a derrota para o Criciúma, pela Série B, Enderson admitiu que a sequência é "humanamente impossível" se manter em alto nível com tantas partidas em sequência.
Segundo o técnico, a partir da próxima rodada, contra o ABC, domingo (28), na Ilha do Retiro, ele deve promover um rodízio no elenco do Sport para a continuidade do Brasileirão.
"A gente está muito perto ou muito próximo do limite de cada atleta. Estamos pensando muito na possibilidade de fazer um ou outro encaixe diferente. Não abrir mão do atleta, mas abrir mão de um atleta que possa iniciar a partida", avaliou.
Para se ter ideia, contra o Criciúma, quarta-feira passada (24), o Sport não pode contar com quatro dos seus titulares. O lateral-direito Ewerton e o zagueiro Rafael Thyere sentiram desconfortos antes do jogo e precisaram ser substituídos de última hora. Como Eduardo seria a outra opção, mas também está machucado, o volante Fabinho precisou ser acionado pelo lado do campo. Chico assumiu a vaga do capitão Thyere.
No setor ofensivo, Jorginho e Edinho estavam com alto desgaste físico e foram vetados pelo Departamento Médico, dando lugar à Ítalo e Fabrício Daniel.
"Estamos com vários jogadores que estão com minutagem enorme, com muito desgaste. Jorginho nos apresentou contra o Botafogo-SP um jogo tecnicamente que não condiz com aquilo que ele costuma fazer. A gente percebeu que pudesse ser um desgaste e a gente tentou preservá-lo da melhor maneira possível, para que ele pudesse entrar talvez em uma situação mais favorável", complementou Enderson Moreira.
Renan; Ewerton (Pedro Martins), Rafael Thiery (Chico), Sabino e Felipinho; Ronaldo, Fabinho e Jorginho (Ítalo); Luciano Juba, Fabrício Daniel e Vagner Love.