Responsabilidade social

Náutico homenageia Instituto JCPM em jogo contra o CSA pela Série B

Instituto, criado em 2007, promove oportunidades de formação e emprego a jovens, além de atender comunidades carentes próximas às suas instalações

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 29/01/2021 às 22:01 | Atualizado em 29/01/2021 às 22:37
Notícia
X

O Náutico entra em campo no duelo contra o CSA, nesta sexta-feira, no estádio dos Aflitos, com uma bela homenagem estampada em sua camisa. A marca do Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social, o IJCPM. A partida marcou a despedida do Timbu desta edição da Série B, onde conquistou a permanência depois de uma grande arrancada no segundo turno e a cravou na 37ª rodada, contra o Cruzeiro.

Criado em 2007 para promover oportunidades de formação e emprego a jovens de 16 a 24 anos, o IJCPM oferece programas que qualificam profissionalmente esse grupo alvo através de cursos pré-universitários, de inglês, tecnologia e oficinas culturais. Além disso, o Instituto realiza ações voltadas para as comunidades que ficam no entorno de empreendimentos do Grupo JCPM. No caso do Recife, moradores do Pina e Brasília Teimosa são beneficiados. Ao todo, já aconteceram mais de 45 mil atendimentos a esses jovens. Além da capital pernambucana, onde as atividades do IJCPM começaram, também existem projetos em Sergipe, no Ceará e na Bahia.

Há também um grande apoio à inserção dos jovens no mercado de trabalho. Cada unidade do Instituto possui um banco de currículos de cada um dos beneficiados pelo projeto. De acordo com a demanda do mercado e do perfil treinado pelo IJCPM, há um cruzamento para que ele possa assumir uma vaga em uma empresa. Também é realizado um acompanhamento para que, caso seja necessário, se realizem outros treinamentos com os jovens para que seus desempenhos melhorem ainda mais.

"O IJCPM vem ajudando jovens ao longo de muitos anos. É um Instituto que reconhece a importância de ajudar quem precisa e transforma esta responsabilidade em ações práticas", pontuou o presidente do Náutico, Edno Melo.

O curso Pré-universitário é realizado anualmente com 70 jovens das comunidades, que fazem ensino médio em escola pública. Lá eles se preparam para a realização do ENEM e são acompanhados de perto pela equipe do Direto ao Ponto, com uma metodologia própria de ensino e utilização de plataforma online, com conteúdo customizado que estimula o estudo.

Nas comunidades, o IJCPM também realiza ações dentro das comunidades, como leitura para crianças nas creches, aula de ginástica para a terceira idade, reforma de praças, e palestras e cursos voltados aos micro e pequenos empreendedores da comunidade.

Tags

Autor