Por conta da pandemia do novo coronavírus, ainda não se sabe quando o futebol vai voltar ao normal de forma regular. Nesta terça-feira (15), Santa Cruz e Sport completaram um mês exato sem disputar uma partida oficial. Enquanto o Leão foi derrotado por 2x1 pelo Ceará, em um duelo disputado na Arena Castelão e válido pela penúltima rodada da Copa do Nordeste, o Tricolor venceu o Decisão por 2x1 pela penúltima rodada do Campeonato Pernambucano.
Vale lembrar que essas duas partidas já foram com portões fechados. O Náutico, que enfrentou o Fortaleza pelo Nordestão um dia antes do último jogo de Santa e Sport, teve torcida diante dos cearenses. A última vez que o clube coral teve o apoio do seu torcedor foi no dia 12 de março, em um duelo contra o Botafogo-PB, onde o Tricolor goleou por 3x0 pela competição regional. Pelo lado do Leão, o rubro-negro não vai à Ilha do Retiro desde o dia 7 de março, quando venceu o próprio Santa Cruz por 1x0, em um duelo válido pelo Nordestão.
> Um mês desde a disputa do último jogo, volta do Campeonato Pernambucano segue incerta
> Direitos internacionais de transmissão do Campeonato Brasileiro em pauta na reunião da CNC
> Copa do Nordeste completa um mês de paralisação
Tanto o Campeonato Pernambucano como a Copa do Nordeste seguem paralisados há um mês e nenhuma tem uma previsão certeira de retorno. É um momento de incerteza geral. No Estadual, o Santa Cruz liderava com 22 pontos e já havia confirmado a classificação como líder para o mata-mata - o Tricolor também está invicto.
Já no Nordestão, a equipe coral tinha dez pontos e ocupava a quinta posição, com um a menos que o Náutico. Para avançar de fase, o Santa tinha que vencer o River-PI e torcer para que Náutico ou Ceará não triunfassem nos seus respectivos jogos. O Timbu enfrentava o Bahia na Arena Fonte Nova, enquanto o Vozão visitaria o CRB.
Pelo lado do Sport, o Leão estava em apuros tanto no Estadual como na Copa do Nordeste. No Campeonato Pernambucano, a equipe rubro-negra enfrentaria o Santa Cruz, em um duelo que seria disputado na Ilha do Retiro e que obrigava o clube mandante a vencer para não ser eliminado ainda na primeira fase da competição e passar um vexame histórico - já que Central e Afogados tinham jogos bem favoráveis e poderiam passar o Leão.
Já no Nordestão, o Sport não dependia mais de si. Isso porque mesmo vencendo o CSA, o Leão poderia ficar de fora caso o ABC derrotasse o CSA. Para avançar, o clube rubro-negro precisava triunfar na Ilha do Retiro e torcer por um tropeço dos adversários - ABC ou até mesmo o Botafogo-PB. Para se classificar com uma vitória do ABC, o Sport teria que ultrapassar o rival no saldo de gols.
Pelo lado do Náutico, o clube precisava vencer ou empatar com o Salgueiro para garantir vaga na próxima fase do Estadual. Na Copa do Nordeste, o Timbu tinha que vencer o Bahia para não depender dos tropeços de Ceará ou Santa Cruz.