Deu para o gasto. Mesmo sem apresentar um futebol tão consistente, o Santa Cruz fez o que precisava para garantir a classificação a próxima fase da Copa do Nordeste e venceu nesta quarta-feira (22) a equipe do River-PI pelo placar mínimo de 1x0, no estádio Valfredão, em Riachão do Jacuípe, na Bahia. O único gol da partida foi marcado pelo volante Paulinho, ainda na primeira etapa de partida. Com a vitória, o Tricolor do Arruda terminou a primeira fase do Nordestão na 4ª colocação do Grupo B, com 13 pontos. Nas quartas de final, a Cobra Coral vai encarar a equipe do Confiança, em partida que será disputada no próximo sábado (25), em horário e local a serem definidos.
Assim como já era esperado, o Santa Cruz fez prevalecer desde o primeiro minuto toda a sua superioridade física. Afinal de contas, enquanto o Tricolor do Arruda teve um mês de intertemporada, a equipe piauiense contou com apenas dez dias de preparação para a partida válida pela Copa do Nordeste. Com mais posse de bola, a Cobra Coral ia trocando passes no campo defensivo adversário, buscando uma brecha para penetrar e encaixar um ataque mais perigoso.
Por outro lado, os comandados do técnico Flávio Araújo se mostravam obedientes taticamente e se fechavam como podiam. Ao mesmo tempo que não davam espaços, quando podiam tentavam surpreender nos contra-ataques ou em cobranças de falta. Aos 20 minutos, a primeira chance da partida foi justamente do River-PI, quando o lateral-direito Edy cobrou falta com perigo, obrigando Maycon Cleiton a defender em dois tempos.
Gostando mais do jogo e se assanhando no ataque, os piauienses conseguiram descer com perigo, aos 22, com o meia Emerson saçaricando pela esquerda, se livrando da marcação de William Alves e emendando um chute rasteiro para a defesa de Maycon Cleiton. Na sequência, o Tricolor saiu rapidamente na ofensiva me extrema esquerda e, após o cruzamento, Mayco Félix dominou, fez o pivô dentro da área, e rolou para Paulinho emendar um belo chute de fora da área, sem chances para Mondragon: 1x0.
Com o gol marcado e a classificação em mãos, o Santa Cruz tirou o peso dos ombros e passou a jogar com mais tranquilidade, sem acelerar o passe e a fazer valer a posse de bola. Já o River-PI, por mais que demonstrasse vontade, não conseguia imprimir volume de jogo a ponto de tirar a equipe coral da zona de conforto.
Na segunda etapa, o River-PI voltou disposto a atrapalhar a vida do Santa Cruz na tabela de classificação. Logo aos nove minutos, o atacante Emanuel fez boa jogada pela esquerda, driblou a marcação e chutou cruzado com perigo... A bola desviou na zaga tricolor e passou rente a trave de Maycon, saindo em escanteio.
Listen to RIVER-PI 0 X 1 SANTA CRUZ - ALEXANDRE COSTA byRádio Jornal on hearthis.at
Pra sorte do Santa Cruz, o volante Guto acabou sendo expulso, aos 19 minutos, após receber o segundo amarelo. Com um jogador a mais, os tricolores passaram a administrar a vantagem e se aventuravam ao ataque sem se expor defensivamente. Aos 31, Pipico teve a chance de matar a partida, quando saiu cara-cara com Mondragon, mas o ex-goleiro do Salgueiro fechou bem o espaço e atacou só a bola, evitando o chute do camisa 9.
Trocando passes com mais facilidade, a Cobra Coral quase amplia o marcador. Aos 37, depois de a bola passar de pé em pé, Kleiton ajeitou de calcanhar e Bileu chegou chutando cruzando da entrada da área e a bola raspou a trave, assustando Mondragon.
RIVER-PI
Mondragon; Edy, Lucas Bahia, Iran e Igor Tavares; Guto, Emerson (João Paulo) e Welton Heleno; Emanuel (Bruninho), Érico Júnior (Wendel) e Max. Técnico: Flávio Araújo.
SANTA CRUZ
Maycon Cleiton; Toty, Danny Morais, William Alves e Fabiano; André, Paulinho (Bileu) e Tinga (Júnior); Patrick Nonato (Kleiton), Mayco Félix (Jeremias) e Pipico (Derlis Alegre). Técnico (auxiliar): Lucas Isotton.
Local: estádio Eliel Martins (Valfredão), em Riachão do Jacuípe (BA).
Árbitro: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (RN).
Assistentes: Luís Carlos de França Costa e João Henrique Queiroz da Silva (ambos do RN).
Gols: Paulinho, aos 22 do 1º tempo.
Cartões amarelos: Emanuel, Emerson, Guto (RIV) e Mayco Félix e Fabiano (STA).
Cartão vermelho: Guto (RIV).
Listen to Raio-X dos clubes e as chances de classificação na Copa do Nordeste byRádio Jornal on hearthis.at