Cultura colaborativa: Vantagens e como inserir na sua empresa

Valorização das ideias e pluralidade nas equipes destaca a importância que o coletivo tem para pensar soluções
JC360
Publicado em 02/11/2022 às 6:20
PRÁTICA Para que a colaboração faça parte da cultura da empresa e esteja no dia a dia dos funcionários, ela precisa estar integrada à gestão e metodologia trabalhadas impactando todos, de forma horizontal Foto: DIVULGAÇÃO/ PEXELS


Fazer parte, se sentir parte e contribuir para que as diferenças sejam respeitadas e contribuam para as soluções na empresa. A cultura colaborativa valoriza o pensar em grupo onde os funcionários possam se sentir à vontade para contribuir e perceber que são melhores juntos. O resultado disso pode ser percebido na produtividade, autonomia e na melhoria do clima organizacional.

Quem reforça a importância de trazer esse conceito para prática é Fábio Menezes, consultor da TGI - empresa de consultoria em gestão estratégica. "Com desafios cada vez mais complexos, é importante que as empresas também se preocupem em ter equipes que sejam plurais. As diferenças podem ser complementares e, dessa forma, contribuir para que o negócio tenha mais chances de enfrentar os desafios do mercado", detalha o consultor.

DIVULGAÇÃO/TGI - CONTRIBUIÇÃO Cultura colaborativa valoriza o pensar em grupo onde os funcionários possam se sentir à vontade

Para que a colaboração faça parte da cultura da empresa e esteja no dia a dia dos funcionários, ela precisa estar integrada à gestão e metodologia trabalhadas, impactando todos, de forma horizontal. Dessa forma, é possível despertar mais engajamento, inovação e desenvolver habilidades nas equipes.

"Uma empresa que trabalha com o conceito de que a diferença é produtiva para pensar soluções inovadoras, reforça essa cultura colaborativa. Outra questão que podemos ressaltar é a forma como a empresa enxerga os conflitos dentro dela. Os conflitos são inevitáveis e são importantes para discutir ideias juntos. Entender como lidar com eles [os conflitos] de forma produtiva, pensando em novas soluções, também é uma forma de fazer essa cultura colaborativa acontecer", complementa.

De acordo com a consultoria global Great Place To Work (GPTW), que certifica e premia as melhores empresas para trabalhar, a partir de uma pesquisa aplicada nos funcionários das empresas, uma empresa GPTW é aquela que tem um ambiente onde as pessoas têm orgulho do que fazem, gostam das pessoas com quem trabalham e principalmente confiam na liderança e na empresa como um todo.

"Diferentemente da cultura competitiva, a cultura colaborativa busca o melhor de talento de cada um, entende que cada um pode ter um diferencial " -

De acordo com Mariza Quinderé, diretora-geral do GPTW para Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Alagoas, o ambiente colaborativo, de equipe, descontraído, onde as pessoas podem ser elas mesmas são uma das fortes características de uma empresa Great Place to Work. Inclusive, a camaradagem entre as pessoas é muito bem avaliada entre as empresas da lista de Pernambuco em 2022.

DIVULGAÇÃO/MAGNUM FOTOGRAFIAS - GPTW A cultura colaborativa busca o melhor de talento de cada um

"Diferentemente da cultura competitiva, em que se promove uma competição interna em busca de talentos, a cultura colaborativa busca o melhor de talento de cada um, entende que cada um pode ter um diferencial e que, juntos, esses diferenciais se tornam completos. Não há um talento único. Há um pool de talentos diferentes", reforça Mariza.

"É importante saber enxergar o máximo potencial de cada um e estimular cada profissional a desenvolver esse potencial. No lugar de focar apenas nos pontos a melhorar, é preciso reforçar os pontos fortes e entender como cada ponto forte de cada profissional pode atuar em conjunto. Menos competição e mais colaboração. Trabalhar com equipes multidisciplinares em squads é uma boa forma de estimular e promover uma cultura colaborativa", finaliza.

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