Atenção aos colaboradores é um dos principais valores da Ceneged

Ampliando atuação em Pernambuco, Ceneged fecha 2022 garantindo lugar no ranking do Great Place to Work
JC360
Publicado em 02/11/2022 às 6:30
CENEGED A empresa do segmento de energia, soma 5,2 mil colaboradores em atuação em doze Estados - mais de mil profissionais trabalham em Pernambuco Foto: Divulgação/Ceneged


Combinar o desafio de expandir a atuação em Pernambuco, em paralelo à implementação da cultura corporativa de uma empresa junto a novos colaboradores: essa é a realidade que a Ceneged enfrentou em 2022. A organização, que presta diversos serviços no ramo de energia elétrica, fecha o ano com uma ótima notícia: o lugar garantido, mais uma vez, no ranking Great Place to Work (GPTW), que elenca os melhores lugares para trabalhar no Estado.

"Desde 2011 integramos o ranking GPTW nacional. Por dois anos, conquistamos espaço na lista da América Latina; na premiação de Pernambuco, figuramos desde 2015. Não meço essa linha do tempo em colocações obtidas, mas no fortalecimento da cultura e no engajamento dos nossos colaboradores ao longo desses anos. Digo sempre que isso é muito maior, impacta de dentro para fora, dá liga, gera senso de responsabilidade com o trabalho e alcança toda a família", pontua Renato Felipe, diretor-presidente da Ceneged.

Divulgação/Ceneged - VIGORAR Programa que oferece cuidados aos colaboradores começou no auge da pandemia e se mantém na rotina

Esse engajamento é resultado direto da gestão humanizada, que faz parte dos valores da Ceneged. "O que nos diferencia no mercado é o fato de a gestão enxergar o nosso capital humano além de um simples número. Esse relacionamento construído com as equipes gera confiança, aproxima a gestão da operação", acredita Renato.

Em quase 20 anos de história, a gestão humanizada é visível em várias das políticas implantadas pela organização. Uma delas é a remuneração variável, que diferencia e remunera seus profissionais por nível de entrega. O executivo argumenta: "Considero nosso programa de maior impacto. É praticado em todos os estados em que atuamos e nas atividades que mensuramos. O GP na Rota é outra ação muito bacana, pois saímos dos escritórios e vamos a campo compreender como nosso trabalho está sendo recepcionado pelo colaborador. Nessas visitas, por meio da escuta ativa, sempre voltamos com boas ideias para serem implementadas que vão melhorar o resultado do trabalho".

"Além de PE, Ceneged também atua em outros 11 Estados. São 5,2 mil colaboradores responsáveis pela construção e manutenção de redes elétricas, subestações e outras soluções " -

Além de Pernambuco, a Ceneged também atua em outros 11 Estados brasileiros. São 5,2 mil colaboradores responsáveis pela construção e manutenção de redes elétricas, subestações e outras soluções para a gestão dos serviços de iluminação pública, bem como inspeções, leitura de medidores de energia e entrega de dados, instalação de painéis fotovoltaicos, e corte e religação de energia, entre outros serviços. No caso de Pernambuco, esse trabalho é feito lado a lado com a Neoenergia.

"Essa parceria é a melhor possível. Compreendemos que, mesmo trabalhando para uma empresa privada, temos um serviço de atendimento público e, nesse ponto, a orientação da Neonergia é clara: qualidade no atendimento, cumprimento de prazos e zelo ao cliente. Nós, enquanto clientes, estamos mais exigentes a cada dia e, nesse sentido, a Ceneged precisa atender a essa expectativa", resume Renato Felipe.

É um trabalho essencial e abrangente, feito por cerca de mil colaboradores no Estado, que se espalham por parte da Zona da Mata, todo o Agreste e todo o Sertão - esta última região, a grande novidade no escopo de atuação da organização. "O Sertão é uma área nova para nós, com muitos desafios logísticos e territoriais. Estamos ansiosos para saber como nossa cultura foi recepcionada pelos novos membros da empresa", antecipa o executivo.

DIVULGAÇÃO/CENEGED - VALORES Gestão humanizada é essencial na Ceneged, destaca o diretor-presidente Renato Felipe

Se depender da consciência com que a gestão é feita, Renato Felipe não tem com o que se preocupar. Um dos aspectos considerados na hora de definir políticas de gestão de pessoas é o universo de atuação da empresa. "Precisamos compreender os movimentos externos o tempo todo e nos adaptar às necessidades. No momento, estamos em fase de implantação do nosso ESG [conjunto de práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização]. O mercado exige um posicionamento claro de quem quer perdurar e fazer história. Nós compreendemos o desafio e vamos fazer o nosso melhor", assegura.

Fazer o melhor também significa ter perspectiva para enxergar de que maneira conceitos como tecnologia e inovação se aplicam à realidade de uma empresa, fugindo do lugar-comum. É isso que a gestão comandada por Renato Felipe busca. "A tecnologia como qualidade já é algo intrínseco a qualquer processo. Para o nosso negócio, que é prestar serviço, a inovação está na compreensão de unir a tecnologia ao reconhecimento dos que se destacam nas melhores entregas. Temos um cliente com nome e sobrenome ávido por um serviço ágil, competente e cordial".

Para garantir que a equipe atinja esse objetivo, a Ceneged mantém ativas algumas lições aprendidas durante o período mais crítico da pandemia. Após restabelecer protocolos e processos condizentes com a realidade imposta pelo distanciamento, a empresa se concentrou nos problemas psicossociais gerados pelo isolamento. "A gestão de pessoas, capitaneada pelo diretor administrativo, Marcus André, merece todo o crédito, ao implantar o projeto Vigorar, cujo foco é apoiar o colaborador nos momentos mais difíceis, proporcionando equilíbrio e estabilidade emocional", relembra Renato.

Políticas assim demonstram como se faz gestão humanizada, na prática, complementadas por ações de incentivo e reconhecimento. "Temos um calendário anual cujo fundamento é reconhecer os profissionais em suas datas comemorativas, como dia do leiturista e do eletricista. Também há inúmeras campanhas educativas, engajando os setores no contexto pessoal, social e profissional. Podemos citar o Janeiro Branco, o Setembro Amarelo, o Outubro Rosa e o Novembro Azul, além de muitas ações que priorizam a segurança integral do nosso colaborador", elenca o diretor-presidente.

 

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