Desenvolvimento e aprendizagem no ambiente corporativo

Time sempre atualizado e oferta regular de capacitações geram benefícios de longo prazo para a gestão e para o ambiente corporativo
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Publicado em 02/11/2022 às 6:40
DIARIAMENTE Proporcionar o desenvolvimento contínuo das pessoas deve ser uma busca permanente dos colaboradores e das lideranças que fazem parte das organizações Foto: JAILTON JUNIOR/JC IMAGEM


Entre as muitas convicções do ambiente corporativo que a pandemia de covid-19 escancarou, chacoalhou e ressignificou está a inovação: se antes esse princípio era tido por muitas organizações como uma meta a ser buscada em um futuro próximo, a inovação se impôs, a ferro e fogo, como elemento essencial de empresas dos mais diversos segmentos. Quem não inovou não sobreviveu às repercussões da pandemia - e só pôde inovar quem colocou a aprendizagem continuada no centro da rotina corporativa.

Aqueles que não tinham adotado esse princípio agora o têm como regra. "Muito mais que um processo de gestão, o desenvolvimento de gente precisa ser visto como um valor, uma busca incessante e inesgotável, onde o centro e o direcionamento dessa evolução são as necessidades do cliente e as tendências do futuro", avalia Anna Katharina Gordiano, analista do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em Pernambuco.

DIVULGAÇÃO - Legenda

Ao estabelecer seu plano de desenvolvimento contínuo, a organização precisa definir os objetivos dessa política. Uma das principais metas, segundo Anna Katharina, são a autonomia e o protagonismo do colaborador. "Ter colaboradores fazendo o que gostam torna o processo de desenvolvimento orgânico e natural: eles são fascinados pelo que fazem. Uma seleção assertiva quanto ao potencial do indivíduo e ao propósito convergente entre pessoa e organização faz toda diferença. Assim, a forma de mensurar a jornada de desenvolvimento deve ser a entrega de resultado, os pontos de fricção do negócio e as oportunidades de crescimento frente às tendências de futuro e o talento das pessoas", pontua a especialista.

Quem lê com atenção percebe que as pessoas precisam estar no foco das decisões, sobretudo quando o assunto é a aprendizagem contínua. Essa leitura vai ao encontro da visão da analista do Sebrae. "Na essência da estratégia de desenvolvimento, precisa existir um ambiente propício ao aprendizado, por isso a humanização das empresas é tão importante. Bem-estar, condições favoráveis para novas práticas e aprendizado estão intimamente relacionados. Além disso, o desenvolvimento das pessoas não pode estar sob responsabilidade da empresa e da área de pessoas, mas ser uma busca permanente dos colaboradores e das lideranças que fazem parte das organizações. Sendo assim, a área de pessoas deve estimular a cultura de cuidar de gente e de resultados, com um ambiente seguro, ferramentas de reflexão e registros de necessidades, e assim, tornar a prática de desenvolvimento algo vivo dentro da organização", ensina.

É o que se vê na Procenge, empresa de TI especialista no desenvolvimento de soluções de gestão empresarial personalizadas e integradas. Com 50 anos de mercado e participante do Porto Digital, no Recife, a organização atua para transformar os processos dos clientes, tendo a inovação, a eficácia e os resultados sustentáveis como alicerces. Todos esses feitos só são possíveis graças à contínua capacitação e atualização de seu capital humano.

"Investir na aprendizagem contínua nas empresas também é uma forma de valorizar o colaborador " -

"Formar nossos profissionais e mantê-los atualizados sobre o produto que comercializamos e sobre as tendências de mercado é essencial para seguirmos competitivos e para valorizar nossos colaboradores, incentivando-os a buscar aperfeiçoamento. A Procenge sempre foi reconhecida por ser uma verdadeira 'escola', em que diversos profissionais de TI aprendem na prática e se desenvolvem na carreira. Atualmente, existem dois caminhos de aprendizagem na empresa: por meio da área de Gestão de Pessoas e pela Universidade Corporativa Procenge", detalha Cíntia Fonseca, gerente de Gestão de Pessoas da Procenge.

A oferta de aprendizagem contínua para os colaboradores da Procenge se inicia em cada gestor, responsável por desenvolver, junto à equipe, uma trilha de aprendizagem. "Nessa trilha são apontados cursos e treinamentos que irão contribuir para o resultado e o desenvolvimento de hard e soft skills. Em relação ao treinamento para a área de Produtos, a UniProcenge realiza trimestralmente capacitações de atualização sobre o software ERP Pirâmide, nosso principal produto, e também fica disponível para solicitações específicas de cada equipe", explica a executiva.

O cenário imposto pela pandemia obrigou a organização a se adaptar, como relembra Cíntia. "Com o início do home office, diversos treinamentos que eram realizados presencialmente na sede ou até mesmo nos clientes precisaram ser remotos. A tecnologia sempre foi uma grande aliada, o que se fortaleceu nesse contexto. Desde então, todos os treinamentos relacionados ao produto são realizados por meio de videoconferência. Softwares como Teams colaboram para esse desenvolvimento".

PROCENGE/DIVULGAÇÃO - DE OLHO Cíntia Fonseca, gerente de Gestão de Pessoas da Procenge, reforça a importância de se manter atualizado

Além das trilhas de aprendizagem que gestores e equipes elaboram juntos, o colaborador também pode dar sugestões ou fazer solicitações que levem ao aprimoramento da política de aprendizagem existente na Procenge. "Isso pode ser levado tanto para o time de Gestão de Pessoas quanto para a equipe da Universidade Corporativa. Além disso, temos um espaço interno virtual, onde é possível compartilhar links com sugestões de cursos com os colegas e até promover eventos sobre skills desenvolvidas pelo time. Como exemplo, temos nossa área de Design, que promove o 'Design Talk', em que os colaboradores compartilham conhecimentos relacionados ao tema", ilustra Cíntia Fonseca.

 

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