A PEC 63, que prevê elevação automática dos salários de magistrados e procuradores federais a cada cinco anos, mal começou a ser debatida no Senado e já está inflada pelo lobby do funcionalismo público. Auditores da Receita Federal, servidores do Banco Central, funcionários em cargos de comissão e membros dos tribunais de contas são algumas das corporações contempladas em 13 sugestões de emendas ao texto. A pressão vem de senadores da esquerda à direita, como Weverton Rocha (PDT-MA) e Telmário Mota (PROS-RR). No sábado, Rodrigo Pacheco defendeu a PEC em evento com juízes. Embora projeções indiquem R$ 7,5 bi a mais em despesas, ele afirma que os reajustes cabem nos orçamentos dos tribunais.
IRRESTRITO
Em uma das emendas propostas, o senador Alessandro Vieira (PSDB-SE) afirma ser contra a PEC, mas argumenta que, se for o caso de criar o reajuste automático, que ele valha para "todos os agentes públicos do País".
FIAÇÃO
Gilberto Kassab e Lula negociam um acordo com várias pontas para dar ao petista o apoio de Alexandre Kalil (PSD) em Minas. André Quintão (PT) é cotado para assumir a vice. Em troca, o atual candidato a vice, Agostinho Patrus (PSD), receberia uma vaga no TCE. Alexandre Silveira (PSD) seria o candidato ao Senado.
DESCOLADO
Fernando Haddad (PT) não conseguirá repetir a aliança nacional que seu partido fechou com o Solidariedade. Único dirigente de partido de centro que fechou com Lula, Paulinho da Força diz que a sigla fará campanha para Rodrigo Garcia (PSDB) em São Paulo.
A JATO
As pesquisas qualitativas e quantitativas encomendadas por PSDB e MDB foram aceleradas no final de semana pela equipe do instituto de Paulo Guimarães, da Unicamp. Ele montou uma força-tarefa para que o resultado saia ainda hoje.
PASSADO
A equipe do presidente do PSDB, Bruno Araújo, vai usar falas antigas de João Doria defendendo a aliança de centro para derrubar a tese do ex-governador de "golpismo" caso ele não seja candidato.
QUEM VAI
Candidatura única também é assunto em Pernambuco, onde Miguel Coelho (União) e Raquel Lyra (PSDB) tentam um acordo em que um deles abriria mão de tentar o governo estadual. Pesquisa que saiu ontem pode acelerar as conversas. Lyra perdeu votos para Marília Arraes (PT), mas segue na frente ao Senado. Já Coelho ficou estável, em terceiro, e poderia ser ajudado pelos votos dela.
CURSO
Eduardo Bolsonaro (PL-SP) está oferecendo treinamento sobre conservadorismo a R$ 197 por pessoa. Entre os professores, estão Mário Frias e Ricardo Salles. Quem adquire o pacote de aulas ganha de bônus um "guia completo para obter arma de fogo".
PREÇO
A mulher de Eduardo, Heloisa, diz que o marido quis que o preço fosse "acessível a todo brasileiro" - o valor é metade do que o governo Bolsonaro paga por mês no Auxílio Brasil
PRONTO, FALEI!
João Doria - Presidenciável do PSDB
"O resultado das prévias deve ser respeitado. A tentativa de derrubar a escolha feita pela maioria mancha gravemente a honra e os valores éticos do partido"