Com uma extensa área territorial e um potencial energético natural abundante, o Nordeste brasileiro apresenta condições favoráveis para a implantação de fontes renováveis de energia, como a solar e a eólica. A região, que antes era sujeita a problemas como a falta de eletricidade em períodos de seca, agora se tornou um importante polo de geração de energia limpa.
É pensando no aproveitamento desse potencial que o Banco do Nordeste (BNB) promove empréstimos e financiamentos com juros reduzidos para empresas e pessoas físicas que desejavam investir em projetos de energias renováveis na região.
O FNE Sol é uma linha de crédito que utiliza recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), funding operado exclusivamente pelo BNB, que financia e destina recursos para implementação de sistemas fotovoltaicos completos, incluindo instalação.
Os resultados dessa atuação do Banco do Nordeste já são visíveis. Nos últimos cinco anos, o BNB aplicou mais de R$ 30 bilhões em energias renováveis. Isso evitou que 40 milhões de toneladas de CO2 fossem lançados na natureza a cada ano, o equivalente ao plantio de 3,5 milhões de hectares de floresta. Neste período mesmo período, a instituição financeira realizou mais de 24,7 mil operações de crédito por meio do FNE Sol, totalizando um investimento superior a R$ 2 bilhões.
Esse estímulo à inovação tecnológica na área é ideal para quem deseja investir em equipamentos de geração própria de energia e viabiliza a implementação desses projetos no Nordeste, além de contribuir para o surgimento de soluções cada vez mais eficientes e sustentáveis para o planeta.
Parceria de sucesso
Entre as empresas beneficiadas pelo crédito do BNB, a Qair Brasil é uma produtora independente de energia em atuação em 16 países ao redor do mundo. A empresa desenvolve soluções baseadas em fontes renováveis, contribuindo para a transição da matriz energética.
Atualmente, o grupo Qair já tem cerca de 600 MW de projetos de energia eólica e solar em operação, e outros 10 GW para desenvolver nos próximos anos. No Nordeste, a empresa possui complexos com a capacidade de cerca de 320 MW e 101 MW, respectivamente.
Segundo Gustavo Guitti, Diretor de Controladoria e Estruturação Financeira da Qair, a sustentabilidade está no DNA da empresa.
“Somos uma empresa que desenvolve, implanta e opera soluções baseadas em fontes de energia renováveis. Já nascemos com esse propósito de ajudar a construir um futuro mais sustentável para as próximas gerações através da transição energética internacional”, destaca.
Com sua expertise e recursos, o BNB tem sido um parceiro fundamental nesse processo, impulsionando o desenvolvimento econômico e social da região, ao mesmo tempo em que estimula a preservação do meio ambiente. Para Gustavo, o banco é um dos principais parceiros da produtora de energia para garantir o sucesso do negócio.
“A decisão vem de um alinhamento dos objetivos em trazer desenvolvimento e sustentabilidade para as regiões em que atuamos. O banco dispõe de linhas de financiamento específicas para investimentos cuja finalidade é contribuir com o nosso propósito de construir uma matriz energética cada vez mais limpa”, completou.
Dessa forma, a atuação do Banco do Nordeste é um exemplo de como o setor financeiro pode ser um agente de mudança e contribuir para um futuro mais sustentável, incentivando os projetos de energias renováveis e traçando estratégias para ampliar ainda mais o potencial energético da região.