A importância da educação continuada, desde a primeiríssima infância até o ingresso na escola, é uma questão importante levantada pelos pais. Reconhecendo a necessidade de um ambiente em que os laços afetivos serão mantidos ao longo dos anos, o Colégio Fazer Crescer apresenta o CFC Baby, um projeto encantador que vai além do convencional berçário.
Segundo a diretora Ana Henriqueta Trajano, a ideia do CFC Baby surgiu para atender às demandas das mães contemporâneas, que buscam um local que combine segurança, acolhimento e aprendizado de qualidade para seus filhos desde a mais tenra idade.
Com raízes na própria história do colégio, que iniciou há 37 anos como berçário, o CFC Baby surge como uma resposta às mudanças no cenário pós pandemia, onde encontrar profissionais qualificados para cuidar dos bebês em casa tornou-se um desafio.
"O projeto atende crianças dos seis meses até os três anos e está presente em duas unidades: CFC Baby Rosarinho e o CFC Baby Casa Forte (2024). O objetivo principal é promover o desenvolvimento integral das crianças, indo além do cognitivo para abranger aspectos sensoriais, motores e lúdicos. A proposta do CFC Baby é ser um local de acolhimento, cuidado e educação, onde os bebês, dentro de uma rotina bem estabelecida, possam explorar todas as suas necessidades", destaca Ana Henriqueta.
Estrutura do CFC Baby
As instalações do CFC Baby foram cuidadosamente projetadas para estimular o desenvolvimento desta faixa etária. Com salas de referência, cantinhos de aprendizagem e espaços específicos para atividades, como musicalização e contação de histórias, o ambiente favorece a exploração também em áreas abertas, com banho de sol, parque molhado e aquário.
Medidas de prevenção, turmas reduzidas e um protocolo rigoroso de acesso garantem a tranquilidade dos pais, que contam com acesso às câmeras diariamente.
A comunicação próxima com os pais é um diferencial do CFC Baby, que utiliza o aplicativo Agenda Baby Virtual para fornecer retornos diários sobre a rotina das crianças. Além disso, eventos como a Cantata Baby de Natal e mostras de portfólio de desenvolvimento promovem a integração entre famílias e a equipe pedagógica.
O CFC Baby destaca-se por sua flexibilidade de horários, atendendo às necessidades individuais dos pais com possibilidade de escolha de turnos e monitoramento por câmeras, o berçário busca se adaptar à rotina das famílias da melhor forma possível.
A alimentação saudável é destaque no berçário, priorizando uma abordagem isenta de alérgenos. O cardápio, elaborado por um nutricionista especializado em primeira infância, exclui ingredientes como ovos, leite, açúcar e temperos artificiais, optando por alimentos naturais.
"Optamos por uma dieta cuidadosamente planejada, a partir da introdução alimentar, composta por refeições diárias preparadas no próprio espaço. Essa abordagem atende às necessidades e preocupações de muitas mães e pais", ressalta a diretora.
No aspecto da sustentabilidade, o colégio fomenta o contato das crianças com a natureza desde os primeiros anos de vida. Ana Henriqueta, diretora do CFC, destaca as atividades ao ar livre, o manuseio de terra e a presença de animais como peixes e porquinhos da Índia.
Ela enfatiza os benefícios significativos que essa interação proporciona às crianças, salientando que desde tenra idade, estão aprendendo a valorizar e preservar o meio ambiente. "Este é um aspecto fundamental em nosso ensino, pois cultivamos o senso de responsabilidade ambiental desde cedo", conclui Ana Henriqueta.
Para mais informações sobre o Projeto CFC Baby, acesse o site: www.colegiofazercrescer.com.br/baby