LOGÍSTICA

Gestão de dados na logística: entenda como funciona e quais são os benefícios

A gestão de dados é um recurso que pode ser utilizado de forma benéfica no meio logístico, com benefícios a curto, médio e longo prazo

Cadastrado por

Samantha Oliveira

Publicado em 24/07/2024 às 17:42
Ação: o primeiro passo para decidir bem é definir o problema - Reprodução/Freepik

A gestão de dados é um termo que comumente está associado a empresas de tecnologia, softwares e afins. Contudo, esta é uma prática que tem se mostrado não só ideal, como necessária para ser aplicada no ramo logístico.

Na prática, a gestão de dados é responsável pela identificação e mapeamento dos índices de uma empresa, gerando uma informação a partir deles, que pode ser usada para traçar novas estratégias e também percepção de erros. Esses índices são considerados de extremo valor para um segmento, já que se trata de números, datas, dados e afins.

Esses índices podem ser de categorias variadas, como números de rodagem, datas, dados e são de extrema importância para o segmento, já que também podem maximizar os lucros e eficiência de uma empresa.

Primeiros passos para a aplicar uma gestão de dados efetiva

Entendendo o conceito básico de uma gestão de dados no ramo logístico, alguns caminhos precisam ser percorridos previamente, visando as melhores decisões. São eles:

Também é necessário destacar a importância de uma boa estratégia de mapeamento e gestão, para que assim hajam resultados e mudanças positivas.

Quais são as melhores estratégias?

A escolha de uma estratégia varia de acordo com o setor da sua empresa, e deve ser pensada a curto, médio e longo prazo com seus respectivos impactos. Por isso, é imprescindível reconhecer os propósitos que geraram a implementação da gestão de dados.

Neste sentido, fica a cargo das equipes responsáveis, em conjunto com os líderes, definir quais são os próximos passos com as informações adquiridas e apontamentos levantados.

Entre as soluções mais comuns estão: a integração da equipe, a fim de que todos saibam qual é o cenário atual e onde se quer chegar; treinamento para melhores ganhos e monitoramento dos resultados a partir desta mudança - que virá a passos largos, mas eficientes.

Leia Também

Entrevista

De acordo com Gustavo Moraes, vice-presidente do Grupo LOS, expositora na Feira Multimodal Nordeste 2024, no curto prazo, a gestão de dados otimiza rotas e reduz custos operacionais, melhorando a tomada de decisões.

"A longo prazo, a gestão estratégica desses dados permite um planejamento estratégico aprimorado, aumenta a satisfação do cliente e promove eficiência contínua e sustentabilidade", destacou Moraes. Isso mostra como a análise de dados melhora a eficiência imediata e contribui para a sustentabilidade e o crescimento contínuo da empresa.

Leitores do JC têm gratuidade no credenciamento da feira usando o cupom MULTIMODALJC. Clique aqui e aproveite!

"A gestão de dados auxilia na identificação de gargalos e ineficiências, melhora o planejamento e promove o aumento da produtividade e aumento de rentabilidade", acrescenta. Com uma visão clara e detalhada das operações, as empresas podem ajustar suas estratégias e processos para maximizar a eficiência operacional, resultando em maior rentabilidade.

No contexto local, a evolução da gestão de dados na logística tem sido notável. Gustavo Moraes mencionou que "em Pernambuco, a gestão de dados na logística tem avançado significativamente. As empresas estão cada vez mais investindo em tecnologias avançadas e inteligência artificial para otimizar suas operações e melhorar a visibilidade da cadeia de suprimentos", reforçou Moraes, indicando um futuro promissor para a logística no estado.

Feira Multimodal 2024 acontece dos dias 6 a 8 de agosto, no Pavilhão Sul do Recife Expo Center, e deve receber nada menos que 5 mil pessoas neste período - Diogo Duarte

Evento discute melhorias logísticas

Neste sentido de melhores práticas no mundo da logística, Pernambuco recebe a Feira Multimodal Nordeste 2024, considerada uma das maiores do ramo na região. A proposta é discutir tendências e desafios na logística multimodal da região, já que Pernambuco é considerado um estado em constante expansão e impulsionamento.

Leitores do JC têm gratuidade no credenciamento da feira usando o cupom MULTIMODALJC. Clique aqui e aproveite!

Voltada para comerciantes varejistas, atacadistas, profissionais do ramo industrial e de transportes, a Feira Multimodal Nordeste 2024 contará com palestras, debates, painéis com especialistas, com um impacto esperado de mais de R$ 250 milhões.

O evento acontece dos dias 6 a 8 de agosto, no Pavilhão Sul do Recife Expo Center, e deve receber nada menos que 5 mil pessoas neste período.

Conecta Multimodal

Como parte da programação, a Feira Multimodal 2024 promove palestras sobre o setor logístico, a Conecta Multimodal, reunindo nomes de peso da área, afim de divulgar atualizações sobre o setor e também conectar trabalhadores e empresários do ramo. Confira a programação:

6 de agosto - Intermodalidade e Multimodalidade

(15h - 15h30) Intermodalidade e Multimodalidade: Pernambuco e o Nordeste
(16h - 16h30) Cabotagem: Ganhos em escala
(17h - 17h30) Cadeia do E-commerce
(Painel 18h - Fim 19h) Logístrica integrada e Multimodalidade

7 de agosto - Tecnologia

(15h - 15h30) Cluster de inovação de logística e manufatura
(16h - 16h30) Tecnologia aplicada na redução de risco na logística
(17h - 17h30) Tecnologia aplicada na Infra estrutura e multimodalidade na gestão logística de cargas vv
(Painel 18h - Fim 19h) Tecnologia impulsionando a logística: Foco em Resultado

8 de agosto - ESG/Reforma Tributária (IVA)/Finanças

(15h - 15h30) Desmistificando ESG
(16h - 16h30) Novo Custo Brasil (Reforma Tributária - IVA)
(17h - 17h30) Smart Money
(Painel 18h - Fim 19h) Desafios financeiros na logística

Leitores do JC têm gratuidade no credenciamento da feira usando o cupom MULTIMODALJC. Clique aqui e aproveite!

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS