O número de casos confirmados de coronavírus no mundo chegou a 332.930, segundo dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) nesta segunda-feira (23). Segundo a entidade, que classificou a situação como pandemia, até o momento, 14.510 pessoas morreram.
>> Brasil tem 1.891 casos confirmados do novo coronavírus e 34 mortes
>> Sobe para 42 o número de casos confirmados de coronavírus em Pernambuco
>> Bolsonaro recua e revoga artigo de MP que permitia suspensão de salário do trabalhador por 4 meses
Na Europa, considerada o epicentro da doença, 171.424 contraíram o vírus. Na região Américas (norte, central e do sul), são 37.016 pessoas infectadas. Só no Brasil, o Ministério da Saúde divulgou nesta segunda-feira (23) que há 1.891 casos confirmados. Segundo o boletim do MS, o Estado de São Paulo concentra o maior número de casos, com 745 pessoas infectadas.
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informou nesta segunda-feira (23) que subiu para 42 o número de casos confirmados em Pernambuco. Até o momento não há nenhum óbito por conta do novo vírus no Estado. Dos 42 infectados, 31 estão em isolamento domiciliar, oito estão internados, sendo sete em hospital privado e um em hospital público, e três apresentaram cura clínica.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.