O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira (07) que fechou um acordo com o grupo 3M para a entrega de milhões de máscaras cirúrgicas nos próximos meses, diante da pandemia de coronavírus.
>> Tigresa de zoológico em Nova York testa positivo para o coronavírus
"Posso anunciar que hoje chegamos a um acordo amigável com a 3M para a entrega de 5,5 milhões de máscaras adicionais, a cada mês, de alta qualidade", disse Trump na coletiva diária sobre a pandemia realizada na Casa Branca.
"Portanto, receberemos 166,5 milhões de máscaras nos próximos meses para nosso pessoal de saúde, que está na primeira linha" do combate ao coronavírus.
Na semana passada, Trump invocou uma lei que data da Guerra da Coreia para requerer de maneira prioritária e excepcional a produção da 3M e destiná-la à "segurança do país".
Na sexta-feira, o grupo americano defendeu sua política de exportação e advertiu sobre as "importantes consequências humanitárias de cancelar a entrega de máscaras a trabalhadores de saúde no Canadá e na América Latina".
O acordo anunciado nesta segunda-feira "permitirá a 3M continuar enviando máscaras produzidas nos Estados Unidos ao Canadá e à América Latina, onde a 3M é o principal fornecedor", destacou o grupo em um comunicado. Donald Trump comemorou que "a saga 3M" terminará de uma maneira "muito feliz".
Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu e-mail sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.