A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomendou que governos limitem a venda de bebidas alcoólicas durante as quarentenas provocadas pelo novo coronavírus, visto que o álcool reduz a imunidade e seu consumo em excesso pode prejudicar a saúde física e mental, além de elevar o risco de violência doméstica durante os confinamentos. A informação é da Folha de S.Paulo.
Além disso, a seção europeia também afirmou que as bebidas não protegem contra a covid-19, uma resposta às declarações feitas pelo presidente de Belarus, Alexander Lukashenko, que em uma entrevista recomendou que as pessoas bebessem vodka para combater a doença. A OMS disse que o medo e a desinformação geraram um mito perigoso de que bebidas com alto teor alcoólico podem matar o coronavírus, mas não matam.
De acordo com a Organização, as bebidas alcoólicas têm o potencial de danificar a saúde das pessoas e as mais fortes levarem até mesmo ao óbito.
A OMS afirma que por reduzirem a imunidade as bebidas alcoólicas podem elevar os riscos de doenças em geral. Outro efeito apontado como preocupante pela Organização é o estímulo a comportamentos de risco ou a reduzir as medidas necessárias contra a disseminação do coronavírus.
Segundo a OMS também recomendável que os governos fortaleçam os serviços ligados ao abuso de álcool e drogas, além de reforçar campanhas de informação sobre os riscos do produto.
No Brasil, as lives feitas pelo cantor Gusttavo Lima fez com que o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) abrisse, nessa terça-feira (14), uma representação ética contra as ações publicitárias por causa da "falta de mecanismo de restrição de acesso ao conteúdo das lives a menores de idade", além da "repetida apresentação de ingestão de cerveja, em potencial estímulo ao consumo irresponsável do produto".
De acordo com o órgão, o processo foi aberto "a partir de denúncias recebidas de dezenas de consumidores" que consideraram que as ações publicitárias realizadas pela Ambev "precisam de cuidados recomendados pelo Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária para a publicidade de bebidas alcoólicas".
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Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.