Um agricultor morreu após ser picado por uma vespa asiática enquanto inspecionava as colmeias de sua propriedade em Santiago de Compostela, norte da Espanha. Daniel García Durval, de 54 anos, estava acompanhado de um amigo quando foi atacado, no último domingo (10).
>> Vídeo mostra vespa assassina matando rato em menos de um minuto; assista
O inseto que pode chegar a medir dois centímetros é um predador e as abelhas são o alvo principal. Normalmente, as vespas asiáticas não costumam atacar humanos, a não ser que se sintam ameaçadas.
De acordo com a agência de notícias EFE, o amigo de García acionou o serviço de emergência, mas após a picada na pálpebra, ele morreu antes da emergência chegar ao local. Não há confirmações se Daniel fosse alérgico ao inseto.
O jornal galego "La Voz de Galícia" chegou a noticiar o aumento nos casos de reação alérgica às picadas dos insetos na região. A publicação confirma que pelo menos quatro pessoas morreram por picadas de vespas desde 2015.
>> Vespa assassina chega aos Estados Unidos e preocupa as autoridades
No entanto, a vespa identificada na Espanha não é a mesma encontrada nos Estados Unidos, que foi noticiado recentemente. O País norte-americano publicou já ter identificado uma invasão da vespa gigante asiática (vespa mandaririna), mais conhecida como "vespa assassina".