Um anúncio impulsionado pela equipe de campanha do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chamou atenção. É que nele, contém a imagem da estátua do Cristo Redentor, do Rio de Janeiro. A publicação, veiculada na última sexta-feira (03), na página de Trump, pedia a assinatura dos seus apoiadores que "estão com ele contra a esquerda radical". A postagem estava fora do ar nesta segunda (06), de acordo com o G1, mas ainda era possível vê-la na página de anúncios mantida pelo Facebook.
"Estamos enviando uma lista com todos os americanos que assinarem seus nomes ao presidente logo amanhã pela manhã. Ele vai ver seu nome?", questiona o post que, abaixo da imagem do Cristo, tem a inscrição: "Nós vamos proteger isso".
As afirmações sobre o combate à esquerda radical estão alinhadas aos discursos recentes feitos por Donald Trump no Dia da Independência dos EUA. Quanto aos protestos contra o racismo, o presidente tem se mostrado duro contra a derrubada de estátuas ligadas a figuras raciais ou colonialistas.
Segundo o Facebook, as postagens contidas nessa rede social e no Instagram, que também é controlado por Mark Zuckeberg, tiveram de 4 a 5 mil impressões, que é o número de vezes que o anúncio foi visto em uma tela. A métrica pode incluir várias visualizações pelas mesmas pessoas.
O Facebook diz, além disso, que a equipe de campanha do presidente dos EUA gastou no máximo US$ 100 com esse post. Somando toda a semana, entre 28 de junho a 4 de julho, o republicano desembolsou US$ 1.640.757 com anúncios ligados a "questões sociais, eleições ou política". A quantia equivale a mais de R$ 8,7 milhões.