Americano alerta o mundo sobre a ameaça do Partido Comunista Chinês

Ocidente vive fortes tensões com Pequim devido à situação em Hong Kong e à exclusão da gigante chinesa Huawei da rede 5G
AFP
Publicado em 21/07/2020 às 17:35
Secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo (e.), fez alerta em Londres Foto: AFP / POOL / Peter SUMMERS


O secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, alertou nesta terça-feira (21) em Londres o mundo a "compreender a ameaça que significa o Partido Comunista Chinês", após se reunir com o governo britânico, que vive fortes tensões com Pequim devido à situação em Hong Kong e à exclusão da gigante chinesa Huawei da rede 5G do Reino Unido.

O chanceler dos EUA saudou as discussões "francas" com as autoridades britânicas, pedindo a "todas as nações comprometidas com a liberdade e a democracia (...) que compreendam a ameaça representada pelo Partido Comunista Chinês".

"Acreditamos que todos devem trabalhar juntos para garantir que todos os países, incluindo a China, se comportem (...) de acordo com a ordem internacional", disse Pompeo em coletiva de imprensa com seu colega britânico, Dominic Raab. Anteriormente, havia se encontrado com o primeiro-ministro Boris Johnson.

Pompeo chegou ao meio-dia (horário local), ao número 10 da Downing Street, onde apareceu sem máscara, assim como Johnson. Depois, sentaram-se a mais de um metro de distância um do outro.

"A distância social não significa uma distância política, ou diplomática", brincou o premiê britânico.

Nos últimos meses, Londres tem aproximado suas posições às de Washington, dando um giro de 180º a respeito da gigante chinesa de telecomunicações Huawei.

"Estamos felizes", disse Pompeo à imprensa na semana passada, elogiando a decisão de Boris Johnson.

Já Pequim acusou Londres de ter-se deixado "enganar" pelos americanos.

O secretário de Estado negou que Washington tenha pressionado Londres. "Essa decisão não foi tomada porque Estados Unidos disse que é boa, mas sim porque os líderes do Reino Unido a tomaram pelo povo britânico", afirmou.

Parece distante agora a idade de ouro prometida pelo então ministro das Finanças britânico George Osborne para as relações China-Reino Unido, durante uma visita a Pequim em 2015.

Londres causou um enorme mal-estar na China, ao oferecer acesso facilitado à nacionalidade britânica a quase 3 milhões de residentes de Hong Kong, em resposta à lei de segurança nacional imposta no mês passado por Pequim a esta ex-colônia britânica.

Os britânicos foram além. Ontem, suspenderam o tratado de extradição com Hong Kong e estenderam a seu território o embargo sobre as armas - que já é aplicado à China continental -, considerando que Pequim está violando os termos do tratado assinado com Londres em 1997, por ocasião da retrocessão de Hong Kong.

 Washington, por sua vez, eliminou o status comercial preferencial de que a ex-colônia gozava em função de sua autonomia; restringiu vistos para autoridades chinesas acusadas de "questionar" a autonomia do território e interrompeu a venda de equipamentos de defesa sensíveis para Hong Kong.

Para o secretário Pompeo, o verdadeiro motivo é outro: "Eu realmente acredito que eles fizeram isso, porque sua equipe de segurança chegou à mesma conclusão que nós".

"As informações que passam por essas redes de origem chinesa certamente acabarão nas mãos do Partido Comunista Chinês", completa.

A Huawei rejeita categoricamente essas acusações.

A visita de Pompeo coincide com a divulgação de um relatório oficial sobre a possível ingerência de Moscou na vida política britânica, em particular na campanha do referendo sobre o Brexit.

O informe foi solicitado, após suspeitas de que a Rússia interferiu na campanha presidencial americana, ainda que o presidente Donald Trump e Pompeo tenham negado, desde sempre, algum papel significativo de Moscou nessa campanha.

 

TAGS
EUA telecomunicações diplomacia China política Donald Trump Nathan Law George Osborne Boris Johnson Chris Patten Dominic Raab Mike Pompeo
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory