OVNIs: relatório do governo americano não consegue explicar certos movimentos de objetos estranhos
Fontes ouvidas pelo jornal The New York Times revelaram que muitas perguntas permanecem sem respostas
Um relatório bastante aguardado sobre Objetos Voadores não Identificados (OVNIs), elaborado por autoridades americanas, não consegue explicar os fenômenos, de acordo com o New York Times. O jornal antecipou as informações com responsáveis pelo documento, que está previsto para ser divulgado em 25 de junho.
De acordo com fontes ouvidas pela reportagem, as autoridades concluíram que não se trata de uma tecnologia secreta do Pentágono. No ano passado, o governo americano divulgou vídeos feitos por pilotos da US Navy mostrando encontros com "dispositivos estranhos".
- EUA montará força-tarefa para investigar OVNIs que foram observados por aeronaves militares
- Pentágono confirma autenticidade de vídeo que mostra supostos OVNIs no céu da Califórnia
- Veja como as autoridades lidaram com imagens e relatos de OVNIs
- Informe de Inteligência dos EUA sobre ovnis gera grande expectativa
O relatório analisa mais de 120 casos de encontros com objetos misteriosos. A equipe de inteligência dos EUA não conseguiu explicar "certos movimentos" dos OVNIs, inclusive a capacidade de acelerar, mudar de direção repentinamente ou submergir. Apesar disto, também não há evidências de que se tratam de veículos extraterrestres.
"O Departamento de Defesa leva muito a sério os relatos de incursões em nosso espaço aéreo - por qualquer aeronave, identificada ou não - e investiga cada uma", disse a porta-voz do departamento, Sue Gough.
Pilotos da Força Aérea americana já contaram em entrevista ao programa "60 Minutes", da rede CBS, terem visto naves que voavam mais rápido e eram mais ágeis do que qualquer outra conhecida.
O ex-presidente Barack Obama também fez comentários sobre as investigações. "O que é certo, e falo isso realmente a sério, é que há imagens e registros de objetos no céu que não sabemos exatamente o que são", revelou o democrata, em 17 de maio passado.
O diretor de Inteligência Nacional nos últimos oito meses do governo Donald Trump, John Ratcliffe, disse também em entrevista, no mês de março, que "há muito mais avistamentos do que os que foram divulgados".
O New York Times revela ainda que Washington teme tratar-se de experimentos de nações como Rússia ou China, consideradas rivais, com material supersônico, por exemplo.
Parte do relatório continuará em segredo
No ano passado, o Congresso americano ordenou que o Executivo divulgasse informações obtidas durante décadas sobre OVNIs. Uma unidade do Pentágono é responsável por estudar estas atividades. O relatório é elaborado pela Direção dos Serviços de Inteligência (DNI), e tem previsão para ser divulgado no dia 25 de junho.
O relatório deve incluir um anexo classificado como "segredo de defesa", que não conterá mais elementos que comprovem a existência de OVNIs, de acordo com os funcionários citados pelo jornal, mas que pode continuar a alimentar especulações.
Vídeos de OVNIs
No ano passado, o Departamento americano da Defesa divulgou três vídeos em preto e branco, gravados por pilotos. Neles, OVNIs parecem ser vistos. Os pilotos expressam assombro com o que veem e não dão nenhuma explicação.