VULCÃO

Últimas notícias do vulcão na Espanha: saiba como está o Cumbre Vieja, nas Ilhas Canárias

Neste momento, já foram contabilizadas mais 6 mil pessoas evacuadas da ilha, incluindo turistas

AFP Vanessa Moura
AFP
Vanessa Moura
Publicado em 22/09/2021 às 7:27
Notícia
DESIREE MARTIN / AFP
A eminente erupção do vulcão virou notícia no Brasil - FOTO: DESIREE MARTIN / AFP
Leitura:

Atualizada em 24/09, às 18h40

O vulcão Cumbre Vieja, localizado em La Palma, nas Ilhas Canárias, entrou em erupção no último domingo (19) e já obrigou a evacuação de milhares de pessoas da região. Agora, as colunas de lava engolem, durante a descida para a costa da ilha, tudo o que encontram pela frente, como residências, árvores e estradas. Nesta sexta-feira (24), estima-se que a lava do vulcão já destruiu 390 imóveis e cobriu 180,1 hectares de terreno.

A erupção do vulcão causou nesta sexta-feira (24) a suspensão de voos, informaram as autoridades aeroportuárias espanholas.

LEIA MAIS

Lava de vulcão nas Ilhas Canárias chega a casas, e milhares de pessoas fogem

Lava do vulcão nas Canárias desce lentamente para o mar; acompanhe

Avanço da lava do vulcão Cumbre Vieja nas Ilhas Canárias provoca medo de gases tóxicos

Já são mais de 6.100 pessoas evacuadas, entre elas 400 turistas, por uma erupção que, segundo os especialistas, pode durar semanas.

Por outro lado, já não existe a certeza de que a lava chegará ao mar, porque o fluxo cresceu de tal forma que o seu avanço diminuiu para alguns metros por hora.

O presidente do governo espanhol, Pedro Sánchez, esteve em La Palma, onde anunciou um plano de recuperação para esta ilha de cerca de 85.000 habitantes.

Na próxima terça-feira, segundo anunciou em entrevista coletiva, "o conselho de ministros vai aprovar que a ilha de La Palma seja classificada como zona de catástrofe".

"A referida declaração será seguida da aprovação de uma série de medidas para conceder auxílios imediatos destinados a facilitar a moradia" aos vizinhos cujas casas foram destruídas.

Ele também prometeu "garantir a manutenção e abastecimento na ilha do sistema de irrigação”.

LEIA MAIS

Vídeo: Vulcão Cumbre Vieja, nas Ilhas Canárias, tem nova fissura eruptiva

O que acontece quando a lava chegar ao mar?

O encontro do magma ardente com o mar pode gerar explosões, ondas de água fervente ou inclusive nuvens tóxicas, de acordo com a página do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

"As nuvens criadas pela interação entre a água do mar e a lava são ácidas", explica à AFP Patrick Allard, diretor de pesquisa do instituto francês de Geofísica do Globo, em Paris. "Podem ser perigosas se alguém estiver muito perto", alerta.

LEIA MAIS

Animais são resgatados em área atingida por vulcão nas Ilhas Canárias; veja vídeo

Quais as chances do vulcão que entrou em erupção nas Ilhas Canárias provocar um tsunami no Brasil?

Veja imagens da erupção de vulcão nas Ilhas Canárias

A cerca de dois quilômetros do mar, o magma avança agora por volta dos 200 metros por hora. As autoridades não informaram, no entanto, quando poderia chegar ao mar. Na previsão, o governo regional das Canárias decretou um "raio de exclusão de 2 milhas náuticas" ao redor de onde os fluxos de lava devem chegar, pedindo aos curiosos que não se desloquem à área.

Quanto tempo a erupção ainda vai durar? 

Em relação à duração da erupção, o porta-voz do Instituto Vulcanológico das Canárias (Involcan), David Calvo, estimou que poderiam ser "semanas".

LEIA MAIS

Por que acontece a erupção de um vulcão? Onde ficam as Ilhas Canárias? Há vulcão no Brasil? Entenda

Apesar da erupção de vulcão, risco de tsunami atingir Nordeste do Brasil é mínimo

"É provável que a pressão que o magma está liberando agora nesta fissura não seja suficiente para liberar todo o magma que se acumula, o que, por enquanto, parece que continuará por algumas semanas", disse à AFP.

Deslocamento da lava

Duas novas bocas eruptivas, das quais saía lava, se abriram no vulcão, informou o Instituto Vulcanológico das Canárias.

O instituto tinha informado mais cedo nesta sexta-feira que foram registradas várias explosões violentas e uma nova fissura no vulcão.

"Dado o risco acrescido para a população em razão do episódio eruptivo em curso", as autoridades das Ilhas Canárias emitiram uma "ordem de evacuação obrigatória para Tajuya, Tacande de Abajo e a parte não evacuada de Tacande de Arriba", bairros do município de El Paso, anunciou o serviço de emergência 112 no Twitter.

Uma espessa e maciça nuvem de cinzas e suas precipitações haviam levado as autoridades, algumas horas antes, a emitir uma ordem de confinamento para esses mesmos bairros de El Paso, antes de transformar essa ordem em evacuação.

Um vídeo divulgado pela Guarda Civil mostra um jardim totalmente coberto por "entre 30 e 40 centímetros" de cinzas.

Últimas notícias