Espaço aéreo

Aviões da Rússia são interceptados por caças dos EUA no mar Báltico

A informação foi divulgada nesta sexta-feira (4) pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan)

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 04/02/2022 às 12:07 | Atualizado em 04/02/2022 às 12:08
Notícia
X

Com informações de agências

Aeronaves pertencentes à Rússia foram interceptadas no mar Báltico por caças dos Estados Unidos, Reino Unido e Noruega. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (4) pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

A Otan informou que caças russos estavam operando perto do espaço aéreo aliado sobre o mar Báltico, e aeronaves da Luftforsvaret e da RoyalAirForce (forças aéreas norueguesa e britânica) interceptaram aeronaves russas voando do mar do Barens para o do Norte na quinta-feira (3).

O mar Báltico está localizado entre a Suécia, Finlândia, Rússia, Estônia, Letônia, Lituânia e Polônia. Já o mar de Barens está ao norte da Rússia e da Noruega, próximo ao Oceano Ártico.

De acordo com a Otan, os caças decolaram da Base Aérea de Amari, na Estônia, com o intuito de investigar as aeronaves desconhecidas. Foi quando os F-15 dos Estados Unidos localizaram quatro caças russos "que não haviam apresentado planos de voo e não estavam se comunicando com o Controle de Tráfego Aéreo".

Os caças estavam escoltando uma aeronave de transporte russa TU-154. A Otan informou ainda que a aeronave não chegou a entrar no espaço aéreo aliado, e todas as interações "foram seguras e profissionais".

Já no mar do Barens, um caça norueguês identificou um avião de reabastecimento russo junto com bombardeiros durante uma missão de reabastecimento ar-ar.

Tags

Autor