O Exército ucraniano anunciou, nesta quinta-feira (24), que acontecem nesta manhã combates pelo controle de um aeroporto militar em Gostomel, perto de Kiev.
- Ucrânia já vive corrida por combustível, avalia estoque de comida e limita saques de dinheiro
- União Europeia diz que invasão russa põe em jogo 'estabilidade da Europa' e a 'ordem mundial pacífica'
- Macron diz que ataque da Rússia contra Ucrânia é 'ponto de virada' na história da Europa
- GUERRA RÚSSIA E UCRÂNIA: Conflito atrapalha negociação de São Paulo por meias; entenda
- GUERRA RÚSSIA E UCRÂNIA: Itamaraty passa a condenar ataques e ''apela à suspensão imediata da hostilidade''
- GUERRA RÚSSIA E UCRÂNIA: Russos dizem destruir 74 instalações militares na Ucrânia
"Combates estão em curso pelo aeroporto de Gostomel", localizado poucos quilômetros a noroeste de Kiev, anunciou o chefe das Forças Armadas ucranianas, Valery Zaloujny.
Segundo imagens publicadas nas redes sociais, esta infraestrutura para ter sido atacada por vários helicópteros.
A situação também é "tensa" no sul do país, onde combates estão sendo travados pelas cidades de Genitchesk, Skadovsk e Chaplynka, na região de Kherson, perto da Crimeia, acrescentou Zaloujny.
Fontes oficiais também alertaram para combates na zona ucraniana de Chernobil, perto do depósito de resíduos nucleares.
O aeroporto de Gostomel, próximo ao aeroporto de Antonov, está localizado ao norte de Kiev é por enquanto o local mais próximo da capital que as forças russas chegaram desde o início da invasão, nesta quinta-feira.
Alexander Kovtonenko, um civil de 30 anos que mora perto do local, disse que dois aviões de guerra dispararam mísseis contra as tropas ucranianas.
"Depois houve tiros. Durou três horas", contou à AFP. "Mais tarde, mais três aviões chegaram e o tiroteio recomeçou", acrescentou.
A emissora americana CNN mostrou imagens de tropas russas no aeroporto e um jornalista disse que eles falaram com os militares.
Mais cedo, os guardas de fronteira ucranianos confirmaram que tanques russos entraram no país pelo sul da fronteira ucraniana-bielorrussa e seguiram em direção a Kiev.