Guerra

Rússia nega ter tomado controle de operações em usinas nucleares na Ucrânia

Autoridades da Ucrânia haviam dito que funcionários da instalação de Zaporizhzhia foram informados de que o complexo agora é de propriedade da agência nuclear russa Rosatom

Cadastrado por

Estadão Conteúdo

Publicado em 12/03/2022 às 16:28 | Atualizado em 14/03/2022 às 16:43
Exercício militar da Ucrânia em Pripyat, perto da Usina Nuclear de Chernobyl - SERGEI SUPINSKY / AFP
A Rússia rejeitou alegações ucranianas de que teria assumido inteiramente o controle das usinas nucleares de Chernobyl e Zaporizhzhia, dizendo que enviou alguns funcionários para ajudar as equipes que trabalham nos locais.
 
Autoridades da Ucrânia haviam dito que funcionários da instalação de Zaporizhzhia foram informados de que o complexo agora é de propriedade da agência nuclear russa Rosatom. Mikhail Ulyanov, representante permanente da Rússia na agência de energia atômica da Organização das Nações Unidas (ONU), no entanto, disse que a afirmação é falsa.
 
>> Presidente da Ucrânia diz que invasão russa deixa 'cerca de 1.300' soldados ucranianos mortos
>> Forças russas cercam Kiev e bloqueiam Mariupol neste sábado (12)
>> Rússia diz que sanções podem provocar a queda da Estação Espacial Internacional
 
"A gestão e operação das centrais nucleares de Zaporizhzhia e Chernobyl são realizadas pelo pessoal operacional ucraniano. Um grupo de vários especialistas russos fornece assistência consultiva", escreveu Ulyanov no Twitter.
 
O governo russo destacou que os especialistas que enviou para Chernobyl estão trabalhando para restaurar a energia no local. A instalação teve energia há alguns dias, fazendo com que as autoridades ucranianas alertassem que isso poderia levar a vazamento de radiação. A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) minimizou tais preocupações. Fonte: Dow Jones Newswires.

Tags

Autor

Webstories

últimas

VER MAIS