Com informações da revista Galileu
O Dia do Abraço é comemorado neste 22 de maio. Para celebrar a data, nada melhor do que abraçar uma pessoa especial para você.
Na nossa cultura, o abraço pode ser um cumprimento, um conforto ou só uma forma de estar mais perto daqueles que amamos.
Mas você conhece os benefícios do abraço? E a história do Dia do Abraço? Confira a seguir.
Benefícios do abraço
Você sabia que o abraço faz bem para a saúde? O motivo é que o gesto faz com que seja liberado o hormônio ocitocina, que alivia o estresse.
Além do bem-estar emocional, os benefícios do abraço podem ir além e reduzir até dores físicas. Isso acontece por que ele atua em uma área do cérebro que libera substâncias analgésicas.
Como surgiu o Dia do Abraço?
O Dia do Abraço surgiu no ano de 2004, a partir da criação da campanha "Free Hugs" pelo australiano Juan Mann, em Sydney.
O intuito da campanha, que em português quer dizer "Abraços Grátis", era oferecer abraços gratuitos a quem passava pela Pitt Street Mall, uma rua movimentada da cidade. A ideia era incentivá-las a reproduzir o gesto.
Juan Mann decidiu começar a campanha depois que precisou voltar de Londres para a cidade natal após enfrentar problemas. Quando chegou no aeroporto de Sydney, no entanto, não tinha ninguém para abraçá-lo.