AFP e Estadão Conteúdo
O Partido Republicano conquistou o controle da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, de acordo com projeções da mídia nesta quarta-feira (16), o que dará aos conservadores a possibilidade de combater a agenda do presidente Joe Biden nos próximos dois anos.
A maioria republicana na Câmara baixa do Congresso será muito menor do que o partido esperava, depois de não ter conquistado o controle do Senado nas eleições de meio de mandato da semana passada.
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, parabenizou o líder republicano na Câmara do Representantes, Kevin McCarthy, pelo partido ter conquistado a maioria na Casa, e disse que está pronto para trabalhar com a oposição na Câmara para obter resultados para as famílias trabalhadoras. Em comunicado, o democrata disse que as eleições da semana passada demonstraram a força e a resiliência da democracia americana.
"Houve uma forte rejeição aos negacionistas das eleições, violência política e intimidação. Houve uma afirmação enfática de que, nos EUA, prevalece a vontade do povo", afirmou. "Nesta eleição, os eleitores expressaram claramente suas preocupações: a necessidade de reduzir custos, proteger o direito de escolha e preservar nossa democracia", disse Biden. "Trabalharei com qualquer um - republicano ou democrata - disposto a trabalhar comigo para entregar resultados para os eleitores", afirmou.
De acordo com uma série de projeções, o partido republicano atingiu hoje o mínimo de 218 deputados na Câmara dos Representantes para poder liderar a Casa.