Possíveis restos humanos foram encontrados nos destroços do submarino Titan, que implodiu a caminho do Titanic na semana passada, causando a morte de cinco tripulantes.
"A análise formal dos supostos restos humanos, cuidadosamente recuperados, será conduzida por profissionais médicos dos Estados Unidos", informou a Guarda-Costeira dos Estados Unidos nesta quarta-feira (28).
DESTROÇOS DO TITAN CHEGARAM À TERRA FIRME
Nesta quarta-feira (18), autoridades do Canadá descarregaram em um porto do leste do país destroços recuperados do Titan, o que marcou o encerramento de uma difícil operação de resgate deles. As informações são da AFP.
Imagens de televisão mostraram o que parecia ser a ponta da embarcação e um painel lateral com componentes eletrônicos e cabos pendurados enquanto os restos eram içados de um barco a um caminhão na plataforma, em um terminal da Guarda Costeira do Canadá, na cidade de St. John's.
A Pelagic Research, empresa nova-iorquina proprietária do veículo operado por controle remoto (ROV) utilizado na busca do submersível, anunciou que sua operação havia sido concluída.
“Terminamos nossas atividades em alto-mar e basicamente estamos desmobilizando agora e devolvendo a equipe para seus entes queridos”, disse à AFP o porta-voz da empresa, Jeff Mahoney.
COMO FOI O ACIDENTE DO TITAN
O submersível Titan, pertencente à empresa OceanGate Expeditions, que levava cinco pessoas até os destroços do Titanic, sofreu uma implosão catástrófica, levando à óbito todos os seus passageiros.
A viagem fatal do Titan iniciou no domingo, dia 18 de junho, e cerca de 2h depois de submergir, o contato com o submersível foi perdido.
As buscas pelo Titan duraram até a quinta-feira (22), quando o suprimento de oxigênio da embarcação teoricamente iria terminar.
No mesmo dia, um campo de destroços foi encontrado a cerca de 500 metros da proa do Titanic e, posteriormente, foi identificado que se tratavam de destroços do submersível desaparecido.