CONFLITO

EUA: Israel permitirá envio de farinha a Gaza através de porto

Dias atrás, a ONU havia pedido ao governo israelense que permitisse o acesso ao porto para a entrega urgente de ajuda humanitária a Gaza

Cadastrado por

AFP

Publicado em 20/01/2024 às 8:49
O Exército israelense continua sua ofensiva terrestre e aérea contra o Hamas na Faixa de Gaza - Jack GUEZ / AFP

Israel irá permitir o envio de farinha aos palestinos através do porto israelense de Ashdod, ao norte de Gaza, informou  a Casa Branca, nessa sexta-feira (19), depois que o presidente Joe Biden conversou com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu.

Dias atrás, a ONU havia pedido ao governo israelense que permitisse o acesso ao porto para a entrega urgente de ajuda humanitária a Gaza, sitiada desde os ataques do grupo islâmico palestino Hamas contra Israel, em outubro.

Leia Também

Os americanos "irão trabalhar, paralelamente, em opções que permitam uma entrega marítima mais direta de ajuda a Gaza", acrescentou a Casa Branca.

Washington vem apoiando a ofensiva de Israel contra Gaza desde os ataques do Hamas, e pediu aos israelenses que permitam a entrada de mais ajuda para os civis palestinos. Três agências da ONU pressionaram nesta semana pela abertura de Ashdod.

A abertura do porto de Ashdod reduziria o tempo necessário para transportar alimentos aos moradores de Gaza a partir do norte, explicou à AFP no começo do mês a diretora regional do Programa Mundial de Alimentos para o Oriente Médio, Corinne Fleischer. Atualmente, a entrega de ajuda à Faixa de Gaza pode ser feita apenas através de duas passagens fronteiriças: Rafah, na fronteira com o Egito, e Kerem Shalom, no sul de Israel.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS