prevenção

Por causa do coronavírus, drive-thru de vacinação contra gripe conta com grandes filas em Olinda

Foram montadas duas estruturas com o sistema Drive Thru, onde as pessoas poderão ser vacinadas, na Orla e no Shopping Pateo

Manuela Figuerêdo Amanda Rainheri
Manuela Figuerêdo
Amanda Rainheri
Publicado em 23/03/2020 às 10:14
Notícia
FELIPE RIBEIRO
Campanha de vacinação drive-thru em Olinda - FOTO: FELIPE RIBEIRO
Leitura:

Atualizada às 13h08

Nesta segunda-feira (23), a Secretaria de Saúde de Olinda iniciou um esquema especial para a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe, com o objetivo de evitar grandes aglomerações de pessoas: o drive-thru. Foram montadas duas estruturas com esse sistema, onde as pessoas poderão ser vacinadas, na Orla e no Shopping Pateo. 

>> Em meio ao coronavírus, idosos começam a receber vacina contra a gripe no Recife

O público-alvo da ação é formado por idosos com mais de 60 anos e profissionais da área da saúde. Serão 15 pontos estratégicos para o atendimento. O objetivo desta campanha é evitar a exposição desnecessária principalmente do público idoso diante da pandemia do coronavírus. No Shopping Pateo, as filas estão grandes, dividas em duas, sendo uma para carros e outra para atendimento de pacientes que estão não estão em automóvel. 

O aposentado Itamar Valença, de 76 anos, gostou da iniciativa do sistema drive-thru. "Achei mais fácil. A pessoa ficar do lado de fora aumenta o calor e no carro fica melhor. Com o coronavírus, a rotina dele tem sido toda a quatro paredes. Ele conta que tem ficado em casa: relaxando, lavando as mãos, vendo televisão e estudando no computador, e ainda, evitando que outas pessoas saiam também. "A parada necessária até segunda ordem. Espero que daqui para abril esteja tudo normalizado", explica Itamar.

Nas imagens registradas pela reportagem, aparecem profissionais aplicando o imunizante sem trocar as luvas ou higienizá-las com álcool em gel. A imagem chamou atenção e a abordagem foi criticada por internautas. Em nota, a  Secretaria de Saúde de Olinda informou que o protocolo recomenda que a cada vacina o profissional deve trocar as luvas. O órgão acrescentou que o algodão utilizado no procedimento fica com a pessoa que recebeu a vacina e disse que irá "inspecionar e tomar as medidas necessárias".

>Confira os Locais de vacinação contra gripe em Olinda - 2020.

DRIVE-THRU: 23/03 A 27/03 – 08H AS 17H

Estratégia de vacina dentro dos automóveis para evitar aglomerações e exposição aos idosos

ESTACIONAMENTO DO SHOPPING PATTEO - CASA CAIADA

FORTIM PRÓXIMO AO DOGÃO - CARMO

PONTOS VOLANTES: 23/03 A 27/03

Estratégia para vacinação em locais com espaço amplo em pontos estratégicos

1. RÁDIO TAMANDARÉ – PEIXINHOS (8H AS 13H)

2. VILA OLIMPICA – RIO DOCE (08H AS 17H) - EQUIPE DO POSTO DA POLICLINICA RIO DOCE 2

3. GRITO DA REPÚBLICA – RIO DOCE (08H AS 17H) - EQUIPE DO POSTO DA POLICLINICA RIO DOCE 1

PONTOS VOLANTES NAS ESCOLAS: 24/03 A 27/03 (TERÇA A SEXTA- FEIRA) 08H AS 13H

1. ESCOLAS GREGÓRIO BEZERRA – JARDIM ATLANTICO

2. ESCOLA CLAUDINO LEAL – TABAJARA

3. ESCOLA ANTÔNIO CORREIA – ALTO DA BONDADE

4. ESCOLA METODISTA – CAIXA DAGUA

5. ESCOLA JOÃO FRANCISCO – JARDIM FRAGOSO

6. ESCOLA COROEL JOSÉ DOMINGOS – OURO PRETO

VACINAÇÃO EM CONDOMÍNIOS E EDIFÍCIOS - DIAS: 23/03 A 27/03

AGENDAMENTO VIA WHATSAPP - DE SEGUNDA A SEXTA- FEIRA 08H AS 17H

CONDOMÍNIO (FLAT QUATRO RODAS) 350 IDOSOS DIA 23/03

DIAS: 24/03 AS 27/03 (TERÇA A SEXTA- FEIRA)

VACINAÇÃO NAS 08 INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA

DIAS: 23/03 A 27/03 (SEGUNDA A SEXTA- FEIRA) 08 AS 13H

PONTOS VOLANTES NAS IGREJAS: 8H AS 13H

IGREJA ASSEMBLÉIA DE DEUS DE JARDIM RIO DOCE

Avenida Colibri, na IV etapa de Rio Doce (QUINTA E SEXTA –FEIRA)

Ouça o novo episódio do podcast O Fato É...

Outras ações em Olinda

Outro destaque desta edição da campanha é a disponibilização de uma central por telefone, para que possa ser agendada a vacinação direta nos condomínios residenciais da cidade, utilizando o WhatsApp. Ainda, dentro da Campanha Nacional de Vacinação em Olinda, as equipes de Saúde da Família também realizarão a imunização nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e ainda nas policlínicas espalhadas pelo município

De acordo com a Secretaria de Saúde, a proposta tem como enfoque o cuidado, a higiene e o cumprimento das orientações de distanciamento entre os usuários. As estruturas vacinais serão montadas, preferencialmente, nas áreas externas dos postos. A vacinação será ofertada em algumas igrejas da cidade, além do serviço domiciliar aos idosos acamados, sempre mediante a devida solicitação.

>> Em meio ao coronavírus, idosos começam a receber vacina contra a gripe no Recife

 

FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
Campanha de Vacinação acontece em Olinda, por conta do coronavírus - FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
Campanha de Vacinação acontece em Olinda, por conta do coronavírus - FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
Campanha de Vacinação acontece em Olinda, por conta do coronavírus - FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
Campanha de Vacinação acontece em Olinda, por conta do coronavírus - FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
FELIPE RIBEIRO
Campanha de vacinação drive-thru em Olinda - FELIPE RIBEIRO

Casos no Brasil e em Pernambuco

Na último domingo (22), subiu para 1.546 o número de casos confirmados de coronavírus no Brasil, de acordo com as informações repassadas pelos estados ao Ministério da Saúde. Até o momento, 25 mortes estão confirmadas, concentradas no Estado de São Paulo e no Rio de Janeiro. Já em Pernambuco, a Secretaria de Saúde registrou quatro novos casos confirmados de covid-19. Agora, são 37 confirmações, três casos prováveis e 310 casos do novo coronavírus em investigação.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Confira o mapa de casos

Comentários

Últimas notícias