Representantes de universidades de Pernambuco vão se reunir na tarde desta segunda-feira (16) para definir "encaminhamentos, protocolos e planos de ações" em torno do novo coronavírus, segundo o reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Alfredo Macedo Gomes. Diversos eventos públicos já foram adiados para evitar a propagação da Covid-19, confirmado em duas pessoas no Estado.
Além da UFPE, participam também a Universidade Federal Rural de Pernambuco (URFPE), Universidade de Pernambuco (UPE), Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).
Segundo o reitor, foi feita uma reunião sobre o assunto nessa quinta-feira (12), e a UFPE conversa com a Secretaria Estadual de Saúde ainda nesta sexta-feira (13).
Esta quinta-feira (12) foi um dia de tensão no que se refere ao Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, que foi considerada uma pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS), na última quarta-feira (11). Na atualização mais recente, no mundo, 131.479 pessoas já foram contaminadas pelo coronavírus e 4.925 morreram. Aqui no Brasil, os casos confirmados da doença já passaram de 100, chegando a 136. Atualmente, 1.422 pessoas estão sob monitoramento no País. Pernambuco, com dois casos confirmados, também entrou para as estatísticas do Ministério da Saúde, nesta quinta, sendo o nono Estado que o vírus afeta. É que um casal positivou para o novo coronavírus, no Estado. O contágio é importado, ou seja, o casal não contraiu a doença no Brasil. Os pacientes têm 66 anos (mulher) e 71 anos (homem). Eles são residentes de Boa Viagem, Zona Norte do Recife, e têm histórico de viagem recente para a Itália. Os dois estão internados no Real Hospital Português. A circulação interna do vírus no Estado também está sendo investigada. O secretário de Comunicação da Presidência, Fábio Wajgarten, que esteve recentemente nos Estados Unidos, também contraiu o coronavírus. O presidente da República, Jair Bolsonaro, aguarda o exame que indica ou não se ele também está contaminado.
Você pode conferir todas as notícias sobre o novo coronavírus e ficar bem informado na cobertura do Jornal do Commercio.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.