Coronavírus: Olinda suspenderá aulas de escolas municipais por oito dias e fará higienização de terminais integrados

As cidades ainda não apresentam casos prováveis da doença, mas anunciaram decretos de prevenção ao vírus
Vanessa Moura
Publicado em 16/03/2020 às 12:15
O prefeito de Olinda, Professor Lupércio (SD) Foto: WELLINGTON LIMA/JC IMAGEM


Por conta da pandemia de coronavírus e a confirmação de casos da doença em Pernambuco, diversas medidas foram tomadas pelo governo do Estado e pelas prefeituras, principalmente das cidades da Região Metropolitana do Recife. Em Olinda não há nenhuma notificação de casos prováveis da Covid-19, mas algumas providências já estão sendo tomadas. A partir desta quarta-feira (18) as aulas de escolas municipais e privadas estarão suspensas por oito dias. Profissionais da área da saúde já estão sendo chamados para atuar a partir da segunda-feira (16) nas unidades de saúde da cidade. Além disso, a prefeitura realizará, nos terminais do Xambá e Rio Doce, a higienização dos veículos. "Todos os ônibus que chegarem vão passar por uma limpeza. Estaremos com uma média de quarenta pessoas a partir de amanhã, durante manhã tarde e noite", explicou o prefeito de Olinda, Professor Lupércio.

Camaragibe

Em Camaragibe, a Prefeita Nadegi Queiroz ressaltou que têm buscado adequar a realidade estadual com a municipal. O fechamento das escolas, bem como a distribuição de kits alimentação para substituir as merendas estão sendo avaliados. "A suspensão da aula tem que ser bastante pensada e com muita responsabilidade porque nós temos creches que não podem ficar sem aula imediatamente porque a mãe trabalha e a criança depende do alimento da própria creche", relatou a Nadegi. 

Até o momento, Camaragibe não teve nenhum caso de suspeita do vírus, mas a prefeita garante que as unidades de saúde da cidade estão preparadas. "Até o momento nós não tivemos nenhum caso de suspeita de coronavírus, mas nossas unidades de emergência estão preparadas, inclusive nesse momento o Comitê está reunido com todos os diretores das emergências, maternidades, escolas, pra que a gente possa tomar algumas decisões mais pertinentes em relação ao coronavírus", finalizou. 

Todas as reuniões, com qualquer quantitativo de público, foram suspensas na cidade.

Jaboatão dos Guararapes

Em Jaboatão, a secretária de Saúde, Zelma Pessoa revelou que o município, desde fevereiro, tem desenvolvido ações estratégicas de enfrentamento. "Desde o treinamento da equipe profissional, visitação e treinamento das equipes das instituições de longa permanência pra idosos, à elaboração de materiais informativos e lançamento de um aplicativo pioneiro no estado, que permite que o usuário faça uma notificação de suspeita do coronavírus", disse Zelma, que também informou o lançamento de um decreto feito pelo prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira, que suspende todos os eventos públicos na cidade. "A suspensão dos eventos vêm demonstrando o compromisso sanitário, a responsabilidade e o cuidado com a população que a prefeitura tem, e é importante que a população esteja junto com o poder público no enfrentamento ao coronavírus porque só assim as ações estratégicas terão exito", finalizou. 

Em Jaboatão existem cerca de 100 leitos contratualizados diretamente com o município, e a secretária de saúde garante que há a pretensão de ampliar esse número caso seja necessário. Jaboatão dos Guararapes também não apresenta casos prováveis da Covid-19.

Como se prevenir do coronavírus

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Mapa do coronavírus pelo mundo

Pandemia

Na útlima quarta-feira (11), a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o novo coronavírus (covid-19) como uma pandemia. Uma doença infecciosa é considerada uma pandemia quando sua disseminação sai do controle e se espalha por uma região geográfica ou mesmo por todo o planeta, afetando uma grande quantidade de pessoas. Mais de 118 mil pessoas foram infectadas em 114 países. Ao todo, mais de 4.300 mortes foram registradas.

TAGS
COVID-19 coronavírus Saúde
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory