Por conta da pandemia de coronavírus e a confirmação de casos da doença em Pernambuco, diversas medidas foram tomadas pelo governo do Estado e pelas prefeituras, principalmente das cidades da Região Metropolitana do Recife. Em Olinda não há nenhuma notificação de casos prováveis da Covid-19, mas algumas providências já estão sendo tomadas. A partir desta quarta-feira (18) as aulas de escolas municipais e privadas estarão suspensas por oito dias. Profissionais da área da saúde já estão sendo chamados para atuar a partir da segunda-feira (16) nas unidades de saúde da cidade. Além disso, a prefeitura realizará, nos terminais do Xambá e Rio Doce, a higienização dos veículos. "Todos os ônibus que chegarem vão passar por uma limpeza. Estaremos com uma média de quarenta pessoas a partir de amanhã, durante manhã tarde e noite", explicou o prefeito de Olinda, Professor Lupércio.
Em Camaragibe, a Prefeita Nadegi Queiroz ressaltou que têm buscado adequar a realidade estadual com a municipal. O fechamento das escolas, bem como a distribuição de kits alimentação para substituir as merendas estão sendo avaliados. "A suspensão da aula tem que ser bastante pensada e com muita responsabilidade porque nós temos creches que não podem ficar sem aula imediatamente porque a mãe trabalha e a criança depende do alimento da própria creche", relatou a Nadegi.
Até o momento, Camaragibe não teve nenhum caso de suspeita do vírus, mas a prefeita garante que as unidades de saúde da cidade estão preparadas. "Até o momento nós não tivemos nenhum caso de suspeita de coronavírus, mas nossas unidades de emergência estão preparadas, inclusive nesse momento o Comitê está reunido com todos os diretores das emergências, maternidades, escolas, pra que a gente possa tomar algumas decisões mais pertinentes em relação ao coronavírus", finalizou.
Todas as reuniões, com qualquer quantitativo de público, foram suspensas na cidade.
Em Jaboatão, a secretária de Saúde, Zelma Pessoa revelou que o município, desde fevereiro, tem desenvolvido ações estratégicas de enfrentamento. "Desde o treinamento da equipe profissional, visitação e treinamento das equipes das instituições de longa permanência pra idosos, à elaboração de materiais informativos e lançamento de um aplicativo pioneiro no estado, que permite que o usuário faça uma notificação de suspeita do coronavírus", disse Zelma, que também informou o lançamento de um decreto feito pelo prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira, que suspende todos os eventos públicos na cidade. "A suspensão dos eventos vêm demonstrando o compromisso sanitário, a responsabilidade e o cuidado com a população que a prefeitura tem, e é importante que a população esteja junto com o poder público no enfrentamento ao coronavírus porque só assim as ações estratégicas terão exito", finalizou.
Em Jaboatão existem cerca de 100 leitos contratualizados diretamente com o município, e a secretária de saúde garante que há a pretensão de ampliar esse número caso seja necessário. Jaboatão dos Guararapes também não apresenta casos prováveis da Covid-19.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
Na útlima quarta-feira (11), a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o novo coronavírus (covid-19) como uma pandemia. Uma doença infecciosa é considerada uma pandemia quando sua disseminação sai do controle e se espalha por uma região geográfica ou mesmo por todo o planeta, afetando uma grande quantidade de pessoas. Mais de 118 mil pessoas foram infectadas em 114 países. Ao todo, mais de 4.300 mortes foram registradas.