A pandemia de coronavírus, declarada pelo presidente da Organização Mundial de Saúde (OMS) no dia 11 de março, já afetou a rotina de abrigos para idosos no Recife. As duas casas de acolhimento do município abrigam, atualmente, 52 idosos. Uma, fica localizada no bairro da Iputinga, Zona Oeste do Recife, e a outra, nos Torrões, também na Zona Oeste. Como uma medida de prevenir a disseminação da Covid-19, a prefeitura passou a restringir as visitas de pessoas com sintomas do vírus (febre e sintomas respiratórios) nesses locais. Os idosos fazem parte do grupo de risco para contágio de coronavírus.
Segundo a Prefeitura do Recife, caso algum idoso que vive nas casas de acolhimento do município apresente sintomas respiratórios e se enquadre na definição de caso suspeito de Covid-19, ele será levado para a unidade de saúde mais próxima ao abrigo. Os profissionais que trabalham nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) serão capacitados para que saibam como prevenir doenças respiratórias, além de identificar casos suspeitos e tomar as devidas providências.
No dia 23 de março, terá início a Campanha de Vacinação Contra a Gripe. O Ministério da Saúde recomenda que os idosos tenham prioridade e sejam os primeiros a se vacinarem. Os idosos que estão nas casas de acolhimento da Prefeitura do Recife serão vacinados nos próprios abrigos por equipes do Programa de Imunização.
Até o momento, há oito casos confirmados de coronavírus em Pernambuco. Os pacientes são duas mulheres de 58 anos, um homem de 68, uma mulher de 60, uma mulher de 97, uma mulher de 66, um homem de 71 anos, além de um passageiro de um navio de cruzeiro que atracou no Recife na última quinta-feira (12).
Ao todo, 47 casos suspeitos foram descartados e 61 continuam em investigação. Ainda há 11 casos prováveis (pessoas investigadas que tiveram contato próximo ou domiciliar com caso confirmado) no Estado.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
Na última quarta-feira (11), a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o novo coronavírus (covid-19) como uma pandemia. Uma doença infecciosa é considerada uma pandemia quando sua disseminação sai do controle e se espalha por uma região geográfica ou mesmo por todo o planeta, afetando uma grande quantidade de pessoas. Mais de 118 mil pessoas foram infectadas em 114 países. Ao todo, mais de 4.300 mortes foram registradas.