Mesmo sem ter sido reabastecido pelo Ministério da Saúde, o Programa de Imunização do Recife (PNI) dará continuidade à vacinação na próxima segunda-feira (30), com as 27 mil doses restantes. Para evitar aglomeração e não permitir que os idosos se exponham em ambientes onde circulam pessoas doentes, como as unidades de saúde, a Secretaria da Saúde manterá a imunização deles concentrada em dois drive thrus, mas com mudança de lugar de um dos pontos: o serviço que funcionava no Parque da Macaxeira agora será na Avenida Recife, na frente do Big Bompreço, em Areias, nº 3.777.
O outro ponto de vacinação continuará sendo no Shopping Riomar, no Pina. Os drives são frutos de parcerias com o Grupo JCPM e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE), respectivamente. O horário de vacinação dos drive-thru é de 9h às 17h.
Já a vacinação dos idosos nas escolas, creches, clubes e outros locais só será retomada quando a Secretaria de Saúde do Recife receber mais doses de vacina contra Influenza do Ministério da Saúde. A expectativa é de que haja reabastecimento na próxima semana. A Secretaria garante que o público prioritário não precisa se preocupar, pois todos serão vacinados até o próximo dia 15, quando acaba a primeira fase da campanha.
Até a última sexta-feira (27), a Prefeitura do Recife vacinou mais de 150 mil pessoas contra a gripe em quatro dias de vacinação, representando mais de 60% dos idosos e profissionais de saúde que deveriam ser imunizados nos 18 dias úteis desta primeira fase de Campanha Nacional de Vacinação Contra Gripe, que vai até o dia 15.
Somente na última sexta, foram imunizadas mais de 20 mil pessoas, sendo 4.200 idosos nos pontos de vacinação drive-thru montados no RioMar, no Pina, e no Parque da Macaxeira, na Avenida Norte. Nesse último, muita gente se vacinou sem precisar descer dos mais diversos tipos de veículos: automóvel, ônibus e até kombi. Já os profissionais de saúde foram vacinados exclusivamente em cerca de 150 unidades de saúde do Recife, na tentativa de separá-los do público com mais de 60 anos.
Dividida em três etapas, a Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe deste ano tem como novidade a inclusão das pessoas com deficiência e dos adultos a partir dos 55 anos nos grupos prioritários para imunização. A partir do dia 16 de abril, quando se inicia a segunda fase da campanha anual, serão vacinados os professores de escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas não-transmissíveis e profissionais das forças de segurança e salvamento.
Na última etapa, entre os dias 9 e 23 de maio, serão imunizadas as crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filho há até 45 dias), adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em cumprimento de medida socioeducativa, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, pessoas com deficiência e adultos de 55 a 59 anos.
O número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus em Pernambuco chegou a 68. Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), que atualiza a situação no Estado diariamente. Segundo o balanço do órgão deste sábado (28) o órgão, cinco pessoas morreram vítimas da doença. O número de pessoas curadas também aumentou, para nove.
Segundo a SES-PE, as faixas etárias das mortes são: 2 entre 60 e 69 anos, 1 entre 70 e 79 anos e 2 acima de 80. Em relação ao local de residência, 4 são do Recife e um estrangeiro. Até agora, os casos estão distribuídos por nove municípios pernambucanos, são eles: Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Camaragibe, São Lourenço da Mata, Belo Jardim, Caruaru, Petrolina e Goiana, além do Arquipélago de Fernando de Noronha e da ocorrência de pacientes em outros Estados e países.
No momento, 13 pacientes estão internados (oito estão na UTI/UCI e cinco em leito) e outros 41 estão em isolamento domiciliar.
Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.