A Prefeitura do Recife anunciou nesta segunda-feira (30) a abertura de 19 novos leitos de UTI no Hospital da Mulher, no bairro do Curado, Zona Oeste da capital, destinados a pacientes com sintomas do novo coronavírus (covid-19). Ao todo, a unidade de saúde passa a contar com 31 dos 54 leitos de UTI prometidos pela gestão municipal.
>> Sobe para seis o número de mortes pelo novo coronavírus em Pernambuco
Além dos leitos de UTI para casos mais graves, o Hospital da Mulher do Recife terá outros 154 leitos de enfermaria, sendo 120 na área externa da unidade de saúde. Além disso, o HMR já contratou 374 profissionais, sendo 98 médicos.
De acordo com a prefeitura, os setores onde ficarão os pacientes com a Covid-19 estarão isolados em relação às alas que atenderão as gestantes de alto risco, que continuarão podendo ter seus partos de alto risco na maternidade do hospital. Já os partos de risco habitual estão sendo encaminhados para as outras três maternidades administradas pela Prefeitura do Recife - Arnaldo Marques (Ibura), Bandeira Filho (Afogados) e Barros Lima (Casa Amarela).
As atividades do Ambulatório, do Centro de Imagem e da Enfermaria de Alto Risco do Hospital da Mulher foram suspensas por causa da readequação dos leitos. O Centro de Imagem passa a realizar tomografia e raio X para os pacientes do Covid internados no hospital. Permanecem sem alterações a UTI Neonatal, as Unidades de Cuidado Intensivo (UCIs) Neonatal e Canguru, além da enfermaria do 1º andar.
Em coletiva na tarde desta segunda-feira, o prefeito Geraldo Julio voltou a pedir à população que não saia às ruas. "Vamos continuar com campanhas, porque é muito importante que as pessoas fiquem em casa. Já temos uma redução significativa de pessoas nas ruas, mas precisamos que não saiam para evitar o colapso no sistema de saúde, como em outros países", afirmou o gestor.
Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.