Saúde

Vacinação contra a gripe no Recife é retomada, com três pontos de drive-thru, após recebimento de 35 mil doses

A imunização na capital pernambucana estava suspensa devido ao término da última remessa enviada pelo Ministério da Saúde

Mayra Cavalcanti
Cadastrado por
Mayra Cavalcanti
Publicado em 02/04/2020 às 9:09 | Atualizado em 02/04/2020 às 11:53
ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM
Jose Feliciano 999848844 . Vacinação contra o Novo coronavírus em drive thru na shopping Rio Mar no Pina, Pernambuco. Covid-19. - FOTO: ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM

Com a chegada de mais 35 mil doses da vacina contra a gripe, o Recife retomou a campanha nesta quinta-feira (2). A imunização na capital pernambucana estava suspensa devido ao término da última remessa enviada pelo Ministério da Saúde. A partir desta quinta, a imunização para idosos, um dos públicos-alvo desta primeira fase da campanha, acontece em três locais. Um deles é o estacionamento do RioMar Recife, no bairro do Pina, na Zona Sul. Os outros dois são o Shopping Recife (entrada pela rua Padre Carapuceiro), em Boa Viagem e na Avenida Abdias de Carvalho, nº 1.932, em San Martin, Zona Oeste, no sistema de drive-thru.

O serviço ocorre em parceria entre a prefeitura, o Grupo JCPM, o Shopping Recife e o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), para evitar a aglomeração de pessoas, devido à pandemia do novo coronavírus. Para os profissionais de saúde, a imunização acontece em 150 unidades de saúde. No Recife, até o momento, 175 mil pessoas já tomaram a vacina, que protege contra os vírus da Influenza A H1N1, A H3N2 e B. O número corresponde a 70% do total de pessoas que devem ser vacinadas nesta primeira fase.

A vacinação acontece das 8h às 17h. A prefeitura alerta que não haverá postos volantes, como escolas, clubes e associações de moradores, até que sejam enviadas mais doses da vacina. A previsão é de receber uma nova remessa ainda esta semana. É importante lembrar que, seguindo recomendações do Ministério da Saúde, a vacinação de rotina, aquela que é feita no dia a dia dos postos de saúde, foi suspensa até o dia 16 de abril.

A aposentada Ana Magda Alencar, de 62 anos, foi uma das pessoas que se vacinou nesta quinta-feira (2), no Shopping Recife. Ela disse que esta foi a primeira vez que saiu de casa desde que a pandemia do novo coronavírus teve início e que, logo após a vacinação, retornou para a residência. "Toda vez que eu pensava em ir me vacinar, via a notícia de que tinha acabado. Hoje, minha irmã me ligou dizendo que tinha vacinado a minha mãe e eu fui na hora. Foi coisa de um minuto, rapidíssimo", comenta a aposentada.

Segundo ela, em sua casa, todas as medidas de higiene para se prevenir contra o coronavírus estão sendo tomadas. "É espetacular que a vacinação seja drive-thru porque é rápido, evita qualquer tipo de contato. É ótimo e não teve fila. Você sai limpinha e volta limpinha para casa", acrescenta. A aposentada Regina Paz, de 65 anos, ficou acompanhando a situação das filas para a vacinação antes de sair de casa. "Eu fiquei vendo como estava. Hoje minha irmã foi e disse que tava tranquilo. Eu achei perfeito, rápido, organizado, sem riscos. Eu fui de carro e dentro dele mesmo já fui vacinada. Essa questão do drive-thru é muito efetiva", relata.

Para ela, o principal cuidado contra o coronavírus e ficar em casa. "Não deixo ninguém sair, nem entrar. Até o supermercado eu estou fazendo online", diz a aposentada, que se vacinou na Avenida Abdias de Carvalho, na Zona Oeste.

Já professora Paula Santos, de 58 anos, também aproveitou a nova remessa de vacinas nesta quinta-feira pare levar a sua mãe, de 83 anos, para ser imunizada contra a gripe. Ela afirma que estava aguardando o fluxo de pessoas diminuir para ir a algum ponto de vacinação. "Foi super tranquilo. Eu não gastei 10 minutos entre chegar no Shopping e ela estar tomando a vacina. É muito bom o drive-thru, do ponto de vista de proteger, porque o idoso não sai do carro, não tem contato com ninguém", relata. 

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe teve início no último dia 23 de março. Apenas no primeiro dia da imunização, no Recife, 50 mil pessoas foram vacinadas, atingindo cerca de 20% do público total da primeira fase. A prefeitura havia recebido 130 mil doses. Na quarta-feira (25), começou a ser utilizado o sistema drive-thru, inicialmente no Parque da Macaxeira, na Zona Norte, e no RioMar Recife. No mesmo dia, à noite, a vacinação foi suspensa. A campanha foi retomada na sexta-feira (27), com o recebimento de 46 mil doses da vacina.

Na terça-feira (31), mais uma vez, a imunização foi suspensa temporariamente, após o término das doses. O público-alvo da primeira fase da campanha, no Recife, é composto por 250 mil pessoas, entre idosos e profissionais de saúde. Com as 175 mil pessoas já vacinadas, e o recebimento de mais 35 mil, a cidade chegará, caso utilize todas as novas doses, a 210 mil vacinas aplicadas.

Assim como na capital pernambucana, em Jaboatão dos Guararapes e em Olinda, ambos na Região Metropolitana do Recife (RMR), a vacinação também foi retomada nesta quinta-feira (2). O município de Jaboatão dos Guararapes recebeu 13 mil doses e tem a expectativa de vacinar 59.174 idosos e 15.528 profissionais de saúde. Até o momento, 61 mil foram imunizados. A cidade conta com 100 salas de vacinação, além do drive-thru montado no estacionamento do Shopping Guararapes.

Já em Olinda, a vacinação acontece nos postos de saúde e nas residências dos idosos, caso eles sejam acamados, com agendamento prévio. A cidade recebeu cerca de sete mil novas doses. Até o fim da campanha, Olinda espera vacinar 44.687 idosos e 7.307 profissionais de saúde.

Próximas fases da campanha de vacinação

A Campanha Nacional de Vacinação Contra Gripe foi dividida em três etapas. A primeira fase, voltada para os idosos e profissionais de saúde, teve início no dia 23 de março e segue até o dia 15 de abril. A segunda terá início no dia 16 de abril e será para os professores de escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas não-transmissíveis e profissionais das forças de segurança e salvamento.

A última fase acontecerá entre os dias 9 e 23 de maio. Na terceira fase serão imunizadas crianças de 6 meses a cinco anos, gestantes, puérperas, adolescentes, jovens de 12 a 21 anos em cumprimento de medida socioeducativa, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, pessoas com deficiências e adultos entre 55 e 59 anos.

Comentários

Últimas notícias