CATÓLICOS

Com igreja fechada por causa do coronavírus, fiéis podem acompanhar missa do Domingo de Ramos pela Rádio Jornal

Direto da Sé de Olinda, na manhã deste domingo (5), o arcebispo dom Fernando Saburido presidirá a celebração, que marca o início da Semana Santa

Amanda Azevedo
Cadastrado por
Amanda Azevedo
Publicado em 03/04/2020 às 20:18 | Atualizado em 03/04/2020 às 20:18
GUGA MATOS/ACERVO JC IMAGEM
O arcebispo presidirá as celebrações da Semana Santa a portas fechadas - FOTO: GUGA MATOS/ACERVO JC IMAGEM

Em decorrência da pandemia do novo coronavírus (covid-19), os católicos celebrarão o Domingo de Ramos de uma forma atípica: de casa. Com a Catedral da Sé, em Olinda, fechada ao público, o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, conduzirá, às 9h deste domingo (5), a missa que marca o início da Semana Santa. Tudo vai ser transmitido pela Rádio Jornal (FM 90.3, site da Rádio Jornal e aplicativo da Rádio Jornal).

 

>> Sem fiéis, Procissão dos Passos vai às ruas de Olinda

A catedral será ornamentada com ramos de palmeiras para lembrar, segundo os católicos, a forma como Jesus foi saudado quando chegou a Jerusalém  para seu calvário. Dom Fernando pede aos fiéis que repitam o gesto em casa. "Vamos, no Domingo de Ramos, cortar os ramos e pendurar nas janelas das nossas casas enquanto cantaremos "Hosana Filho de Davi", disse.

Mudanças significativas na Semana Santa por causa do coronavírus

A Arquidiocese de Olinda e Recife divulgou, nesta sexta-feira (3) a programação da Semana Santa. As celebrações reunirão o mínimo de pessoas possível, apenas as equipes de liturgia e de comunicação. 

Dom Fernando acredita que os católicos participarão de suas casas como se estivessem dentro da catedral, com respeito, amor e fé. "Estaremos juntos em oração, desde o Domingo de Ramos até o Domingo da Páscoa", disse.

DIA 9 – Dom Fernando preside a celebração da Quinta-feira Santa, às 17h, com o rito do Lava-pés. 

DIA 10 – Na Sexta-feira da Paixão, dom Fernando preside a liturgia da Paixão e Morte de Jesus, às 15h. Ao final da liturgia, a imagem do Senhor Morto sai, solitária, em carro aberto (não haverá procissão de fiéis em obediência às orientações dos órgãos de saúde).

DIA 11 – No Sábado de Aleluia, o arcebispo preside, às 20h, a Vigília Pascal. A celebração começa à luz de velas. 

DIA 12 – No Domingo de Páscoa, dom Fernando preside a missa de Páscoa, às 9h. 

As paróquias vêm transmitindo as missas dominicais e outras celebrações pelas redes sociais.  Assim como na catedral, as transmissões começam no Domingo de Ramos.

Papa mantém a 'esperança de um tempo melhor' após o coronavírus

 

O papa Francisco enviou nesta sexta-feira (3) uma mensagem em vídeo por ocasião da inédita Semana Santa sem fiéis, na qual afirmou que mantém a "esperança de um tempo melhor", após o fim da pandemia do novo coronavírus. As informações são da AFP.

"Será uma Semana Santa incomum, mas no silêncio de nossas cidades, ressoará o Evangelho da Páscoa", afirmou o papa na mensagem em vídeo, divulgada às 20H00 locais, o horário dos boletins informativos, com legendas em seis idiomas (francês, inglês, alemão, espanhol e português).

"Obrigado por me deixarem entrar em vossas casas", iniciou o pontífice, que presidirá a cerimônia do domingo de Ramos em uma basílica de São Pedro vazia, sem fiéis ou procissões.

"Levo todas as famílias no meu coração, especialmente as que têm algum ente querido enfermo ou às que infelizmente estão em luto pelo coronavírus ou outras causas", afirmou.

"Nestes dias, penso com frequência nas pessoas sozinhas para as quais é mais difícil enfrentar estes momentos. Sobretudo, penso nos idosos, aos quais quero tão bem", acrescentou.

O papa voltou a elogiar os que "se expõem ao perigo para curar esta pandemia" e lembrou dos que "passam dificuldades econômicas e estão preocupados com o trabalho e o futuro", diz.

O pontífice argentino reforçou que mantém "a esperança de um tempo melhor, no qual também nós possamos ser melhores, finalmente libertados do mal e desta pandemia", disse.

"É uma esperança: a esperança não falha; não é uma ilusão, é uma esperança", explicou.

Em tom paternal, de seu escritório no Vaticano, o papa falou do "momento difícil para todos, que para muitos é ainda mais difícil", reforçou.

"O papa sabe e, com estas palavras, quer expressar a todos sua proximidade e seu afeto", acrescentou.

"Tentemos, se pudermos, aproveitar este tempo da melhor forma possível: sejamos amos generosos; ajudemos quem precisa em nosso entorno; busquemos, preferencialmente por telefone ou redes sociais as pessoas que estão mais sozinhas", aconselhou.

Francisco vai concelebrar com apenas dois prelados os ritos da primeira Semana Santa (de 5 a 12 de abril) sem fiéis da história moderna.

O papa teve que se adaptar à situação e agora se dirige aos fiéis em vídeo: celebra missa diariamente na pequena capela da residência de santa Marta ou fala da biblioteca privada no Palácio Apostólico, onde recebe poucas pessoas e se mantém sempre à distância.

O Vaticano informou que todos os ritos da Semana Santa serão celebrados na basílica de São Pedro, no altar, com exceção da Via Crúcis da Sexta-feira Santa, que será realizada na esplanada da basílica.

Comentários

Últimas notícias