Com projeções, Recife reflete cobrança de testes para coronavírus prometidos pelo Governo Federal

A ação é mobilizada pelo coletivo Janela da Pressão em cinco cidades do Brasil e tem como objetivo questionar ao Ministério da Saúde e à Anvisa quando vão chegar os 22,9 milhões de testes para covid-19
Katarina Moraes
Publicado em 02/04/2020 às 8:40
Recife refletirá a cobrança em mais três dias: nesta quinta-feira (2) e na próxima, dia 9 de abril, na Estrada das Ubaias, 419 e no dia 7 de abril, na rua Ribeiro de Brito, fachada de empresarial. As projeções vão estar ligadas entre as 19h e 22h Foto: DIVULGAÇÃO/JANELA DA PRESSÃO


Quem passou entre 19h e 22h pela rua Ribeiro de Brito, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, nessa terça-feira (31), certamente viu refletido em um edifício empresarial os dizeres “quando os testes para a Covid-19 estarão disponíveis?”. A ação é mobilizada pelo coletivo Janela da Pressão em cinco cidades do Brasil: Recife, Manaus, São Paulo, Salvador e Rio de Janeiro, e tem como objetivo questionar ao Ministério da Saúde e à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) quando vão chegar os 22,9 milhões de testes para novo coronavírus.

A campanha pede, ainda, que haja o aumento do número de testes disponíveis no Brasil, como também a promoção de uma distribuição massiva e descentralizada, principalmente entre os bairros de periferia. “Seguimos esperando. E sem conhecer a dimensão real do problema, o governo não vai conseguir enfrentar essa crise e garantir o mínimo de dignidade e qualidade de vida para as pessoas”, defende a Janela da Pressão.

Ainda em abril, mais precisamente daqui a duas semanas, 100 mil brasileiros serão examinados para covid-19. A verificação será feita em três etapas. O Ministério da Saúde deverá aprovar a realização do estudo nesta quinta-feira (2), segundo informou Erno Harzheim, secretário de Atenção Primária a Saúde.

A intenção é pesquisar e estimar o alcance real da epidemia e o avanço no números de casos da covid-19. A cada duas semanas, 33 mil pessoas serão testadas. "Vai ser o primeiro retrato da doença pelo País, não apenas o retrato da situação daqueles que procuram os serviços de saúde com sintomas severos. Vai ser um grande instrumento para planejarmos o combate à doença, realizado por um grupo de cientistas independente", disse Harzheim.

 

Listen to #035 - Coronavírus e a fase da quarentena byRádio Jornal on hearthis.at

Recife refletirá a cobrança em mais três dias: nesta quinta-feira (2) e na próxima, dia 9 de abril, na Estrada das Ubaias, 419 e no dia 7 de abril, na rua Ribeiro de Brito, fachada de empresarial. As projeções vão estar ligadas entre as 19h e 22h, simultaneamente, nas cinco capitais escolhidas.

É possível assinar uma petição e enviar e-mails a representantes políticos por meio do site da Janela de Pressão, que é uma iniciativa da Purpose, empresa que cria campanhas e apoia organizações, ativistas, empresas e entidades filantrópicas.

Confira horários e locais nas cidade que recebem ação:

Manaus

31/3/2020: Edifício Cidade de Manaus (Centro) – (18h30 às 22h)

02/4/2020: Edifício Cidade de Manaus (Centro) – (18h30 às 22h)

07/4/2020: Edifício Cidade de Manaus (Centro) – (18h30 às 22h

São Paulo

31/3 - Praça Júlio de Mesquita, Campos Elísios – (20h)

2/4 - Edifício Altino Arantes, Centro – (20h)

7/4 - Praça da Bandeira, Centro – (20h)

9/4 - Edifício Santa Branca, Av. Duque de Caxias com Av. São João, Centro OU Esponja, no Largo do Arouche, Centro – (20h)

Rio de Janeiro

31/3 - R. São Salvador, 80 - Laranjeiras – (18h30 às 22h)

02/4 - R. São Salvador, 80 - Laranjeiras – (18h30 às 22h)

07/4 - R. São Salvador, 80 - Laranjeiras – (18h30 às 22h)

Recife

31/3 - Rua Ribeiro de Brito, fachada de empresarial – (19h às 22h)

2/4 - Estrada das Ubaias, 419 Casa Forte – (19h às 22h)

7/4 - Rua Ribeiro de Brito, fachada de empresarial – (19h às 22h)

9/4 - Estrada das Ubaias, 419 Casa Forte – (19h às 22h)

Salvador

Dia 31/3 - Barra - Rua João Ponde prédios – (20 horas)

Dia 2/4 - Pelourinho - Casa de Jorge Amado – (20 horas)

Dia 7/4 - Farol Da Barra - Prédios em frente o farol da Barra – (20 horas)

Dia 9/4 - Rio Vermelho - Largo da Dinha Casa de Iemanjá – (20 horas)

Assine a nova newsletter do JC e fique bem informado sobre o coronavírus

Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada

 

TAGS
coronavírus covid-19 manifestação
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory