Com informações da Rádio Jornal Petrolina
A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, disponibilizou um auxílio emergencial para contribuir com a alimentação de 400 alunos que são moradores permanentes ou provisórios das residências estudantis e que não recebem auxílio alimentação. A medida foi tomada por conta da pandemia de coronavírus e consequências do isolamento social, além da suspensão das aulas.
Nesta quinta-feira (9), Petrolina confirmou que registrou o quinto caso de infecção pelo novo coronavírus no município. Destes cinco casos, um já está recuperado e os outros estão internados em hospitais da rede pública e privada. As pessoas que tiveram contato com os infectados estão em isolamento domiciliar e sendo monitoradas.
A liberação do recurso, proveniente do Programa Nacional de Assistência Estudantil, acontece por meio da pró-reitoria de assistência estudantil, no valor de R$ 150, creditado na conta corrente dos estudantes.
Destes 400 alunos assistidos pelo auxílio-emergencial, 200 integram a lista de espera de classificados do auxílio moradia 2019 e outros 200 constam na lista de espera de classificados do auxílio permanência.
O valor de R$ 150 deste auxílio alimentação é referente ao mês de abril de 2020 e poderá ser ampliado por até cinco meses.
Também nesta quinta, a Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) divulgou que o Estado tem 154 novos casos do coronavírus, totalizando 55 casos confirmados da doença. Mais dez óbitos foram confirmados, ocorridos entre os dias 5 e 7 de abril, elevando o número de mortos pela covid-19 para 56.
Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.